Drops do mercado | Junho 2020

No dia 18 de junho tivemos a volta do futebol brasileiro, após mais de três meses de paralisação. O campeonato carioca foi o pioneiro entre os principais campeonatos a retomar as atividades.

Quando avaliamos o futebol nos últimos dias podemos ver que a retomada do campeonato foi o que aqueceu as redes sociais nos últimos dias.

Período: 21/ maio 19 de junho.
Termos no tempo do Radar STILINGUE

O pico das publicações ocorreu primeiramente quando tivemos a manifestações das torcidas de futebol no dia 31 de maio e a segunda foi anunciada a volta e do campeonato carioca.

Nos últimos 30 dias foram mais de 600 mil publicações, o Twitter em primeiro lugar com 69%, Facebook 27%, Youtube e Instagram com 2% cada.
Os homens são predominantes diante do tema com 76% das publicações e a mulher com apenas 20% e as organizações completando com 4%.

O sentimento, em linhas gerais ganha mais pelo lado negativo com 31% contra 25% positivo já que o Brasil está ao meio da pandemia e o jogo ocorreu perto de um campo de futebol que está abrigando um hospital para os casos de COVID-19.

Quais foram as narrativas que envolveram o futebol nos últimos 30 dias?

Termo: futebol | Período: 21/05 a 19/06
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

O time Flamengo sem dúvida é o time em destaque e depois o Bangu que foram os que se enfrentaram no jogo de volta.
Também tomou conta as publicações sobre a Medida Provisória aprovada pelo presidente, que altera as transmissões dos jogos dos veículos.
A Globo, emissora, é mencionada já que pode sofrer com a nova medida pois concentra as transmissões dos jogos.

E não foi possível encontrar comentários relevantes sobre o jogo já que ele não foi transmitido para os torcedores.

Será que veremos o meio digital crescendo?

Termo: futebol e transmissão| Período: 21/05 a 19/06
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Quando analisamos o termo transmissão dos jogos de futebol podemos encontrar a internet que passa a ser uma alternativa juntamente com as plataformas como o Youtube que poderão transmitir aos jogos.

Publicações coletadas do War-Room Stilingue

Podemos entender que a internet poderá ganhar mais espaço com a Medida Provisória, além das lives de shows de diversas bandas de música que ganharam espaço durante todo o período de isolamento.

Considerações: As mudanças nas transmissões podem impactar como os torcedores assistirão aos jogos a partir do momento que teremos a retoma total dos jogos.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.