Drops do mercado | Junho 2020

A abertura dos shoppings nas cidades brasileiras gerou uma mistura de sentimentos na população e um aumento no volume de publicações diante da novidade depois de tanto tempo fechado devido à pandemia.

Quando vemos os picos das publicações ocorreram exatamente nas datas que foram anunciadas as aberturas dos estabelecimentos. O primeiro ocorreu durante a abertura na cidade de Blumenau, dia 22 de abril, já onde concentra maior parte das publicações foi no dia 11 de junho, quando abriram os shoppings na cidade de e estado de São Paulo assim como no Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.

As publicações estão presentes principalmente no Twitter com 50% seguido do Facebook com 42% e Instagram com 5%.

Analisando o perfil dos publicadores, há uma distribuição igual entre homens e mulheres, ambos com 44% das publicações, enquanto as organizações representam 12%.

E o sentimento?

Em sua maioria, as publicações possuem conotação negativa já que a abertura não agradou muito, principalmente com o aumento do número de casos da COVID-19. Mas em geral as reclamações são das pessoas que estão indo ao shopping, ou seja estão compactuando com a abertura.

Publicações negativas | Período: 01/abr a 15/jun.
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões
Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

E ainda podemos ver a publicações considerando a volta do futebol, já que os estabelecimentos abriram.

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

E como os shoppings se preparam para a reabertura?

Publicações dos Shoppings | Período: 01 a 16 de junho
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

As publicações dos shoppings em geral comunicam as medidas tomadas para uma abertura segura, como a higienização e manutenção constante do ar – condicionado, uso de máscaras, aferição da temperatura corporal, as praças de alimentação desativadas e operando apenas de compre&leve ou delivery e ainda comunicam a utilização do protocolo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) realizado com consultoria dos hospital Sírio Libanês.

Os principais shoppings publicadores

E como foi a experiência para aqueles que foram ao shopping?

Podemos ver publicações que consideram o shopping vazios e outros nem tanto, assim como conseguem perceber as medidas tomadas para a segurança dos frequentadores.
Além de declararem em qual lojas frequentaram.

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

E ainda temos publicações relatando que a praça de alimentação e cinema são essenciais para a frequência do ambiente.

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

Considerações: De forma geral, ainda é novidade para muitos diante de tantos casos de contaminação do COVID-19 entre a população, no entanto muitos parecem que não se importam e planejam a ida aos shoppings.
Em virtude dos fatos levantado é possível observar que os estabelecimentos estão preparados para receber o público de maneira segura.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

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