Drops do mercado | Junho 2020
A abertura dos shoppings nas cidades brasileiras gerou uma mistura de sentimentos na população e um aumento no volume de publicações diante da novidade depois de tanto tempo fechado devido à pandemia.
Quando vemos os picos das publicações ocorreram exatamente nas datas que foram anunciadas as aberturas dos estabelecimentos. O primeiro ocorreu durante a abertura na cidade de Blumenau, dia 22 de abril, já onde concentra maior parte das publicações foi no dia 11 de junho, quando abriram os shoppings na cidade de e estado de São Paulo assim como no Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras.
As publicações estão presentes principalmente no Twitter com 50% seguido do Facebook com 42% e Instagram com 5%.
Analisando o perfil dos publicadores, há uma distribuição igual entre homens e mulheres, ambos com 44% das publicações, enquanto as organizações representam 12%.
E o sentimento?
Em sua maioria, as publicações possuem conotação negativa já que a abertura não agradou muito, principalmente com o aumento do número de casos da COVID-19. Mas em geral as reclamações são das pessoas que estão indo ao shopping, ou seja estão compactuando com a abertura.
E ainda podemos ver a publicações considerando a volta do futebol, já que os estabelecimentos abriram.
E como os shoppings se preparam para a reabertura?
As publicações dos shoppings em geral comunicam as medidas tomadas para uma abertura segura, como a higienização e manutenção constante do ar – condicionado, uso de máscaras, aferição da temperatura corporal, as praças de alimentação desativadas e operando apenas de compre&leve ou delivery e ainda comunicam a utilização do protocolo da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) realizado com consultoria dos hospital Sírio Libanês.
Os principais shoppings publicadores
E como foi a experiência para aqueles que foram ao shopping?
Podemos ver publicações que consideram o shopping vazios e outros nem tanto, assim como conseguem perceber as medidas tomadas para a segurança dos frequentadores.
Além de declararem em qual lojas frequentaram.
E ainda temos publicações relatando que a praça de alimentação e cinema são essenciais para a frequência do ambiente.
Considerações: De forma geral, ainda é novidade para muitos diante de tantos casos de contaminação do COVID-19 entre a população, no entanto muitos parecem que não se importam e planejam a ida aos shoppings.
Em virtude dos fatos levantado é possível observar que os estabelecimentos estão preparados para receber o público de maneira segura.