Drops do mercado | Agosto 2020

O varejo brasileiro está atento a qualquer data relevante que estimule suas vendas, com isso em setembro teremos a primeira grande data após a abertura do comércio, a Semana do Brasil, que foi criada pelo governo junto com os principais varejistas para incentivar o consumo.

O objetivo principal é incentivar os varejistas a promoverem ofertas especiais a fim de aquecer a economia com a reabertura.

O evento ocorrerá entre os dias 3 a 13 de setembro e já é possível encontrar publicações dos varejistas anunciando a data através de seus perfis e da população em geral.

Gráfico: Publicações no tempo | War – Room Stilingue : Período: Últimos 30 dias

Através dos dados coletadas podemos ver que as publicações ainda estão tímidas, porém contem 16% mais publicações que o mesmo período do ano passado e apresenta um pico apenas quando o governo anunciou a edição de 2020 no dia 05/ago.

Os perfis das redes sociais que ganham mais interação diante do momento são os de imprensa que estão comunicando a chegada da data e a população em geral ainda pouco comenta.

O que estão publicando?

Através dos termos relacionados apenas da população geral, excluindo organizações, podemos encontrar o interesse na data, porém indagam se vale a pena e comparam com a Black Friday que ocorrerá em novembro deste ano além de ser chamada de Black Friday Brasileira.

Entre as publicações dos consumidores, os celulares são mencionados como um produto de desejo e a @SamsungBrasil é mencionada pois começarão as vendas dos produtos recém lançados, no dia 3 de setembro.

Além de celulares, há a intenção de compra no Play Station 4, camiseta de time e livros.

E por fim há a lembrança da população com a Semana do Brasil de 2019, onde as promoções não foram tão relevantes.

Considerações

É importante que os varejistas mantenham transparência dos descontos aplicados assim como mantenham atenção às necessidades dos seus consumidores através dos seus canais de comunicação.
Como será a aderência dos consumidores neste momento de vendas online aquecidas?

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

Escreva um comentário