Drops do mercado | Junho 2020

Devido ao isolamento social, a população está passando todo o dia em casa. Com isso as pessoas estão comentando sobre fazer reforma e decoração nas suas casas nesse período.

Segundo a ICVA ( Índice Cielo de Varejo Ampliado) o setor de materiais de construção se destaca, pois suas vendas se aceleraram na última semana de maio e cresceram 10,1% comparando com o Brasil antes da pandemia.

Utilizando a SILINGUE monitoramos o que as pessoas estavam falando sobre o termo “reforma”.

Gráfico 01: Ternos no tempo do Radar STILINGUE reforma
Gráfico 01: Ternos no tempo do Radar STILINGUE

A princípio, identificamos que houve um crescimento de 7% nas publicações no mês de abril em comparação ao mês de março. O gráfico acima mostra a oscilação de postagens em relação ao termo reformar e suas variações de janeiro ao início de junho . Apesar disso, houve uma queda de publicações de 20% no mês de maio.

Onde estão os possíveis consumidores?

De todas as redes sociais, os publicadores estão comentando mais sobre seus desejos e feitos sobre reformas no Twitter com 57%, seguido de comentários no Facebook com 23% e por fim em postagens no canal do Facebook com 8%.

Gráfico 02: Representatividade na Internet do Radar STILINGUE reforma
Gráfico 02: Representatividade na Internet do Radar STILINGUE

Quais os cômodos da casa que mais estão falando?

Gráfico 03: Termos Relacionados do Radar STILINGUE reforma
Período: 01/01 a 03/06
Gráfico 03: Termos Relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

No gráfico é possível identificar que além das pessoas comentarem o desejo de reformar a casa, os cômodos que mais aparecem em volume de publicações é o quarto, a cozinha e o banheiro, além de tudo, o termo quarentena aparece também com uma volumetria alta.

Desejo

Alguns publicadores que comentam sobre suas vontades estão usando a quarentena como uma motivação para fazer essas pequenas reformas, em consequência de estar em casa o dia inteiro.

Publicações extraídas do Radar STILINGUE reforma
Publicações extraídas do Radar STILINGUE
Publicações extraídas do Radar STILINGUE
Publicações extraídas do Radar STILINGUE

Mencionando materiais de construções e decoração como: tintas, lixas, plantas, quadros, estantes. Além disso há aquelas pessoas que querem reformar o guarda roupa e mencionam as marcas de interesse como Nike e Adidas.

Considerações

Com a pesquisa, ao constatar a diminuição na quantidade das publicações em maio, a categoria de varejo que engloba produtos de construção, decoração e reformas e até categorias de roupa, podem com isso monitorar as publicações com desejos e necessidades do consumidor e possível consumidor para assim agir com ofertas em determinados produtos e incentivá-los com dicas de como fazer essas reformas durante a quarentena.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário