No dia 04 de junho, o quinto episódio da série de webinar Insight Tellers, da STILINGUE, discutiu como a transformação digital e adoção de estratégias online podem auxiliar na aceleração de pequenos e médios negócios (PMEs). A conversa contou com a participação de Paulo Shinjo, diretor comercial da STILINGUE e Samia Marcon, head de Marketing B2B da OLX.

Se você não conseguir participar ao vivo, confira alguns dos principais assuntos discutidos pela dupla.

Conteúdo para capacitação

Com a pandemia e excesso de informações circulando nas redes, cada vez mais fica clara a força e importância da produção de conteúdos pelas marcas. 

Leonardo Fazio, Marketing Manager da Privalia Brasil também comentou sobre este tema no episódio 4 da série Insight Tellers.

Sempre usamos o conteúdo para geração de leads. Mas, com a pandemia, a gente passou a enxergar o conteúdo como ajuda, auxilio e fidelização do nosso cliente. Os conteúdos têm essa função de contribuir para que o cliente tenha os melhores resultados na plataforma e em vendas de fato“, contou. 

Sâmia destacou que durante esse período, foram produzidos mais de 50 novos artigos e mais de 26 webinars com objetivo de aprofundar a capacitação dos anunciantes: como abordar o cliente? Como anunciar de forma apropriada seus produtos? Quais melhores técnicas de venda em um período de isolamento social? Como as soluções digitais podem ajudar e como adotá-las no seu modelo de negócio?

Dicas e KPIs  práticos para adotar Social Listening para o segmento B2B

  • Índice de saúde da marca: um dos dados mais tradicionais de Social Listening, ainda é essencial para análises, pois impacta diretamente no trabalho de comunicação e posicionamento das empresas e anunciantes. Entenda os pontos fortes e fracos e como atacá-los.
  • Acompanhar a concorrência: em cenário de Covid-19, descobrir o que os concorrentes estão fazendo ajuda a trazer mais insumos sobre o mercado como um todo e a corrigir rotas questionáveis.
  • Identificar oportunidades: a importância de unificar dados provenientes de diferentes fontes para traçar uma estratégia única. Por exemplo, a OLX notou uma mudança comportamental de compras dentro da plataforma, com busca por categorias que até então não estavam entre as mais acessadas pelos clientes – artigos esportivos, artigos infantis e itens para casa, por exemplo. A marca, então, entendendo essa necessidade e expectativa da sociedade começou a compartilhar dicas práticas, rápidas e úteis para anunciantes e clientes destes segmentos.
  • Insumos para produção de conteúdo e capacitação dos consumidores: entender o Social Listening como uma possibilidade de encontrar dificuldades, dores, anseios do público para atuar de forma eficiente e desenhar ações e estratégias que traduzam esse tipo de informação para os profissionais de forma simples e didática.

Para conferir a discussão completa, acesse o webinar em:

Se você se interessou por este artigo, leia também:

Insight Tellers – ep 3: Monitoramento estratégico para startups

Insight Tellers – ep 4: Acompanhando as necessidades do consumidor por compras online

Autor

Camila Harumi é formada em jornalismo e está no mercado de comunicação digital desde 2013. Traz experiências com gestão e capacitação de equipes, e já atuou como BI, CM, redatora e com Social Listening, principalmente em gestão e prevenção de crise de imagem. Participou também de projetos como eleições presidenciais 2014 e Olimpíadas.

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