Drops do mercado | Junho 2020
Devido ao isolamento social, a população está passando todo o dia em casa. Com isso as pessoas estão comentando sobre fazer reforma e decoração nas suas casas nesse período.
Segundo a ICVA ( Índice Cielo de Varejo Ampliado) o setor de materiais de construção se destaca, pois suas vendas se aceleraram na última semana de maio e cresceram 10,1% comparando com o Brasil antes da pandemia.
Utilizando a SILINGUE monitoramos o que as pessoas estavam falando sobre o termo “reforma”.
A princípio, identificamos que houve um crescimento de 7% nas publicações no mês de abril em comparação ao mês de março. O gráfico acima mostra a oscilação de postagens em relação ao termo reformar e suas variações de janeiro ao início de junho . Apesar disso, houve uma queda de publicações de 20% no mês de maio.
Onde estão os possíveis consumidores?
De todas as redes sociais, os publicadores estão comentando mais sobre seus desejos e feitos sobre reformas no Twitter com 57%, seguido de comentários no Facebook com 23% e por fim em postagens no canal do Facebook com 8%.
Quais os cômodos da casa que mais estão falando?
No gráfico é possível identificar que além das pessoas comentarem o desejo de reformar a casa, os cômodos que mais aparecem em volume de publicações é o quarto, a cozinha e o banheiro, além de tudo, o termo quarentena aparece também com uma volumetria alta.
Desejo
Alguns publicadores que comentam sobre suas vontades estão usando a quarentena como uma motivação para fazer essas pequenas reformas, em consequência de estar em casa o dia inteiro.
Mencionando materiais de construções e decoração como: tintas, lixas, plantas, quadros, estantes. Além disso há aquelas pessoas que querem reformar o guarda roupa e mencionam as marcas de interesse como Nike e Adidas.
Considerações
Com a pesquisa, ao constatar a diminuição na quantidade das publicações em maio, a categoria de varejo que engloba produtos de construção, decoração e reformas e até categorias de roupa, podem com isso monitorar as publicações com desejos e necessidades do consumidor e possível consumidor para assim agir com ofertas em determinados produtos e incentivá-los com dicas de como fazer essas reformas durante a quarentena.