Drops do mercado | Julho 2020
O e-commerce brasileiro teve um crescimento significativo durante o isolamento social mostrando que o muitos consumidores se apoiaram no canal para continuarem realizando suas compras.
E um dos serviços que cresceu junto com as vendas online foi o cashback ou “dinheiro de volta” que os varejistas passaram a disponibilizar cada vez mais ao longo dos meses.
Ainda segundo a Cupomania, um portal de ofertas, R$ 6 milhões foram devolvidos pelo programa de cashback no último semestre.
Se observarmos na linha do tempo o termo cashback juntamente com a expressão em português, mostra em ascensão desde o começo do ano e intensificando a partir de março, mês que foi estabelecido o isolamento social.
Nos últimos três meses, julho e junho representam mais de 70% das publicações.
Os canais que concentram as publicações é o Twitter com 67%, Facebook 16%, Youtube 7% e por último o Reclame Aqui com 5%.
Perfil
E os homens são os que mais publicam sobre o assunto, representando 54%, as mulheres com 32% e por fim as organizações com 14%.
Uma novidade que podemos detectar através dos termos é a relação com investimento, que está associada ao lançamento do cartao da XP que tras a opçao em cashback em forma de investimento.
Como também está relacionado ao Banco Inter e Nubank que oferecem opções de investimentos e cashback no próprio aplicativo deles.
Outra novidade no mercado é o cashback do varejista Magazine Luiza que ira movimentar o mercado já que tudo será realizado pelo seu aplicativo e sem depender de terceiros para efetuar o cashback para os seus consumidores.
Ainda, o cliente demostra maior valor quando há o combo de cashback mais frete grátis, sem dúvida quando mais desconto melhor.
Mas ainda temos alguns consumidores que não entendem por que o valor oferecido no cashback não poderia ser o desconto final do produto.
Por fim as redes varejistas como os principais publicadores sobre o contexto.
Considerações
Com o desenvolvimento do e-commerce no mercado brasileiro é possível encontrar novos setores adotando o cashback, como é o caso da rede Pão de Açúcar que se juntou ao Picpay para oferecer o serviço nas suas lojas do atacadistas Assai.
O movimento é um importante salto para os varejistas fidelizarem cada vez mais os seus clientes e também impulsionar digitalização dos meios de pagamento.