Em um ano atípico, os reflexos e impactos direto na forma como a sociedade consome e utiliza a tecnologia têm ficado cada vez mais claros. Todos os setores da sociedade registraram alterações e mudanças comportamentais e de consumo em 2020. Dos serviços de delivery e de streaming até farmácias e supermercados. 

A tecnologia e digitalização dos brasileiros e de seus lares foi uma delas.

Tanto é que pesquisa divulgada pela Kantar Ibope Media mensurou o uso das tecnologias no contexto da pandemia no Brasil e revelou que 56% dos brasileiros acreditam que a crise os ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia. 

Para entender quais as novas percepções afloradas neste contexto, destacamos e aprofundamos quatro principais aparelhos que ganharam destaque neste ano. Confira!

Celulares

Imagem 1: Gráfico de Distribuição por Temas do War-Room STILINGUE (top 5)

Produto mais citado pelos internautas em 2020, os aparelhos celulares estiveram presentes em 22,1% das publicações sobre aparelhos tecnológicos nas redes sociais.

O público feminino foi o mais ativo, representando 54% do volume. Homens somaram 45% e organizações, apenas 1%.

Entre as marcas mais mencionadas, destaque para a americana Apple (48,4%). Samsung (26,8%) e Xiaomi (14,6%) completam o top 3.

Os principais atributos comentados e procurados pelos internautas reforçam:

  • Preço (8,6%)
  • Qualidade da câmera (3,7%)
  • Tamanho da tela (3,0%) 
  • Duração da bateria (2,7%)

Entre as principais narrativas relacionadas, destaque ainda para os jogadores de Free Fire, com fortes discussões sobre melhores aparelhos para a jogatina – presente em 3% de toda conversa sobre celulares.

Housepod

Uma das novidades do mercado, as tecnologias de housepod conquistou o segundo lugar dos aparelhos mais mencionados pelos usuários (10,1%). Setor que ainda é dominado pela Amazon e o Echo Dot (97,0%), traz atualmente referências principalmente a automações relacionadas à música e ao acendimento de luz.

Imagem 2: Gráfico de Ranking/Evolução do War-Room STILINGUE (últimos 60 dias)

Conteúdos sobre o produto seguem as principais datas comerciais comemoradas no país: Dia das crianças, Black Friday e Natal, respectivamente, quando internautas aproveitam promoções e cupons para conhecer e adquirir o produto.

Monitores

Imagem 3: Gráfico de Distribuição no Tempo do War-Room STILINGUE

Ainda na primeira quinzena de dezembro é possível identificar um aumento significativo no número de menções relacionadas a monitores. Comparando dados do primeiro trimestre do ano com o último, o produto teve 171% de aumento na média de citações por dia.

As três marcas mais citadas pelos internautas foram:

  • Samsung (27,8%)
  • ASUS (20,9%)
  • Acer (14,3%)

A comunidade gamer é grande incentivadora deste crescimento: com comentários e cupons para aparelhos que promovam a melhor experiência dos jogadores. Tamanho da tela, resolução e qualidade da placa gráfica e potência do processador estão entre as principais preocupações nestes casos.

Smartwatches

Imagem 4: Gráfico de Distribuição no Tempo do War-Room STILINGUE

O mesmo cenário é percebido em relação aos smart watches, com crescimento de menções ao longo do ano. Desta vez, confrontando dados do primeiro trimestre com o último (no qual, dezembro contabiliza a primeira quinzena), o aumento na média diária de conteúdos sobre smartwatches aumentou 79%.

Predominância no público masculino (56%), seguido por mulheres (42%) e marcas (2%).

E as marcas mais relevantes foram:

  • Xiaomi (36,7%)
  • Apple (34,5%)
  • Samsung (17,4%)

O principal tema discutido pelos internautas é preço (15,6%) e relação custo-benefício dos produtos disponíveis no mercado.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.