Drops do Mercado | Maio 2020
No dia 24 de março, foi iniciado no Brasil o isolamento social e começamos a vivenciar um cenário completamente diferente do normal, decidimos avaliar o posicionamento e impacto de um segmento que está intimamente ligado à nova realidade: aplicativos de Delivery.
Como podem observar, monitorando o que as pessoas estavam falando sobre entrega e Delivery, identificamos dois picos no mês de abril em que os consumidores demonstraram preocupação com alguns fatores.
O maior pico registrado no mês trouxe comentários a respeito da instabilidade que o aplicativo do iFood sofreu, 29% do volume do dia foi negativo.
Segundo dia de pico foi o destaque nas preocupações dos internautas em relação aos entregadores que estão na rua trabalhando e sobre os pequenos comerciantes que estão aderindo a esse novo sistema.
Há a oportunidades para expandir o sistema de Delivery para outras categorias que surgem dentre os comentários dos consumidores
Devido a quarentena, os aplicativos se tornaram uma solução para o consumo de produtos que antes eram feitos fisicamente, exemplo : cervejas, chicletes, frutas e até mesmo cílios postiços.
Mas também é importante a constante melhora do serviço, como podemos observar a reclamação de poucos tipos de pagamento e a falta de segurança dos meios.
Opções de Pagamento: outros meios são mencionados: dinheiro, bandeiras de débito, pagamento online ou na retirada e os vales alimentação e refeição.
É importante o aplicativo fornecer segurança ao consumidor na hora do pagamento. há relatos sobre clonagem do cartão.
Frete e Entrega: desistência de compra ou do cancelamento dos pedidos estão relacionados ao descumprimento dos prazos indicados na finalização do pedido e aos fretes elevados.
Nestes casos, consumidores relatam procura de lugares mais viáveis ou até mesmo de desistência da compra.
Considerações
•Aumentar a qualidade do serviço dentro dos aplicativos para melhor atender os consumidores, devido ao aumento de uso.
•Constante preocupação com a segurança de dados dos consumidores
•Deixar transparente a preocupação da marca diante do isolamento pelos seus funcionários