Drops do Mercado | Maio 2020
O atual movimento que ocorre nas redes sociais para retirar patrocínios de sites que propagam notícias falsas. Denominado Sleeping Giants Brasil chegou para movimentar o mercado de grandes anunciantes no Brasil que já acumulou mais de 5 mil comentários até o momento.
Quais são as narrativas que envolvem o movimento?
Existe um movimento da população questionando as marcas que comunicam em meios que além de propagarem notícias falsas também são contra o isolamento social e relacionam com a extrema direita.
Mas também temos o movimento da população contra o Sleeping Giants Brasil que defendem as marcas e que estariam sofrendo um golpe.
Para conseguirmos identificar as marcas mencionadas no movimento, fizemos uma busca da marca, no caso a Dell, que sofreu com as hashtags, #NaoCompremDell, #NaoCompreDell.
Desta forma podemos observar quais aparecem relacionadas, como Submarino, Americanas, Telecine, O Boticário, Samsung, Canal History, Banco do Brasil, Philips e Banco do Brasil.
Considerações: É importante as marcas acompanharem o que a população está falando para que as ações sejam rápidas e os eventuais impactos endereçados.
Com um monitoramento ativo é possível captar como a marca é percebida e como está sendo relacionada ao contexto.