Drops do Mercado | Maio 2020

O atual movimento que ocorre nas redes sociais para retirar patrocínios de sites que propagam notícias falsas. Denominado Sleeping Giants Brasil chegou para movimentar o mercado de grandes anunciantes no Brasil que já acumulou mais de 5 mil comentários até o momento.
Quais são as narrativas que envolvem o movimento?

Período: 15/05 a 22/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

Existe um movimento da população questionando as marcas que comunicam em meios que além de propagarem notícias falsas também são contra o isolamento social e relacionam com a extrema direita.

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

Mas também temos o movimento da população contra o Sleeping Giants Brasil que defendem as marcas e que estariam sofrendo um golpe.

Publicações coletadas do War-Room STILINGUE

Para conseguirmos identificar as marcas mencionadas no movimento, fizemos uma busca da marca, no caso a Dell, que sofreu com as hashtags, #NaoCompremDell, #NaoCompreDell.
Desta forma podemos observar quais aparecem relacionadas, como Submarino, Americanas, Telecine, O Boticário, Samsung, Canal History, Banco do Brasil, Philips e Banco do Brasil.

Período: 15/05 a 22/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

Considerações: É importante as marcas acompanharem o que a população está falando para que as ações sejam rápidas e os eventuais impactos endereçados.
Com um monitoramento ativo é possível captar como a marca é percebida e como está sendo relacionada ao contexto.

Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.