Homens transexuais menstruam. Pelo menos até que o seu processo de transição seja concluído. E essa é uma realidade sobre a qual o mercado de higiene íntima pouco atua. Por isso, vamos entender nesse breve estudo o que vem sendo comentado sobre esse tema nas redes sociais, visando encontrar oportunidades para marcas e portfólio de produtos.
No banco de dados STILINGUE, entre janeiro e julho de 2020, encontramos pouco mais de 400 menções sobre o assunto – com concentração no Twitter (62%).
Conforme ilustra o gráfico acima, houve um pico de ocorrências em março.
O que ocorreu no período foi que um post da Always, datado de 2019, voltou a repercutir – a publicação é de quando a marca retirou o símbolo feminino de suas embalagens.
Nessa situação, percebemos que ocorreram diversas narrativas distintas, podendo ser resumidas entre aqueles que defendem a inclusão, os preconceituosos e os que não entendem muito do assunto, conforme exemplos a seguir:
Além disso, também percebemos movimentações no mês de junho – quando ocorre o Dia do Orgulho LBGTQI+ – sendo que, novamente, os padrões de fala também foram muito distintos.
Salientamos que até a autora J.K. Rowling, mundialmente conhecida pela saga Harry Potter, foi recentemente acusada de transfobia após tuítes abordando feminilidade x menstruação.
É interessante notar que, entre a distribuição por gêneros, as mulheres são as que mais abordam o tema – mas o assunto já é também disseminado entre homens e organizações:
- Mulheres (41%);
- Homens (25%);
- Organizações (35%);
Já entre os principais publicadores, aparecem alguns perfis pessoais, sendo que apenas um deles se declara publicamente homem trans.
CONCLUSÕES
Percebemos que o caminho para inclusão do homem trans no mundo da higiene íntima é cheio de detalhes minuciosos, ou seja, não basta mudar ou tirar um símbolo da embalagem, ou mudar sua cor.
A inclusão deve ser considerada também, e principalmente, nas comunicações da marca e produtos – pois, aparentemente, é onde eles sentem mais dor por não serem representados.
De fato, é um assunto muito delicado. Existem muitos lados da história – sendo que encontramos depoimentos que abordam muito além da menstruação, passando por maternidade, parto e até rotina com médicos ginecologistas.
Mas, com um planejamento bem feito, a marca que conseguir incluir e ganhar esse público – e seus defensores – será pioneira em uma seara muito valiosa da diversidade.