Drops de Mercado | Junho 2020

Segundo um estudo feito pela Pesquisa Game Brasil (PGB) a maioria dos brasileiros (66,3%) joga games eletrônicos. Entre as principais plataformas de jogo, estão smartphone (83%), videogame (48,5%) e notebook (42,6%).

Com esses dados, decidimos fazer uma análise sobre o que estavam falando sobre o novo playstation 5 que está previsto para ser lançado no final de 2020.

Gráfico 01: Termos no tempo do Radar STILINGUE PlayStation
Gráfico 01: Termos no tempo do Radar STILINGUE

O termo “PlayStation” não teve uma grande oscilação de abril para junho, entretanto alguns picos foram identificados, como por exemplo no dia 29 de maio com quase 2 mil publicações, os publicadores comentaram sobre o futuro do PlayStation 5, especulando sobre o preço, jogos de lançamento e sobre como seria o evento de apresentação confirmado pela Sony.

Publicações coletadas do Radar STILINGUE PlayStation
Publicações coletadas do Radar STILINGUE

No gráfico abaixo,é interessante observar que a maioria dos publicadores são do gênero masculino com 77%, depois o feminino com 20% e por fim 2,5% de organizações.

Gráfico 03: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE PlayStation
Gráfico 03: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE

PlayStation 5

As conversas giraram em torno do evento que foi adiado para o dia 11 de junho, os publicadores compartilharam a nova interface do game, algumas reclamações sobre o possível preço, além da expectativa sobre o evento de lançamento.

Gráfico 02: Termos relacionados do Radar STILINGUE PlayStation
Gráfico 02: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Período: 01/04 a 10/08
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões.

Possível identificar termos como: Preço , X Box , console, evento. Além disso alguns jogos foram mencionados como o Dead Space e Silent Hill.

Preço

Os comentários focam no preço acima do orçamento da maioria, uns reclamam que o preço vai estar equivalente a um carro popular ou usado, outros comentam que com esse lançamento as outras gerações do videogame vão abaixar o custo, dando assim a oportunidade para compra.

Publicações coletadas do Radar STILINGUE
Publicações coletadas do Radar STILINGUE

PlayStation vs X Box

A comparação foi entre os produtos lançados das novas gerações como também das grandes empresas Sony x Microsoft. Foi possível identificar quando as discussões era de defensores de cada empresa como também de amantes do mundo gamer no geral, os conteúdos eram relacionados aos preços, design e a potência dos consoles.

Publicações coletadas do Radar STILINGUE
Publicações coletadas do Radar STILINGUE

Evento

As pessoas aguardam ansiosas pelo dia do evento de lançamento do novo videogame, a ansiedade do público estava tão grande que a hashtag #PlayStation5 ficou nos assuntos mais falados do Twitter por um bom tempo.

Publicações coletadas do Radar STILINGUE
Publicações coletadas do Radar STILINGUE

O público abrangeu os gamers que divulgaram em suas redes sociais que iriam fazer a cobertura do evento por lives nos seus canais, além de marcas que vendem jogos de videogame.

Publicações coletadas do Radar STILINGUE
Publicações coletadas do Radar STILINGUE

Considerações

O mercado de games eletrônicos tem uma grande possibilidade de atrair possíveis consumidores, principalmente durante o isolamento social onde os brasileiros estão a procura de meios de entretenimento de casa.

No setor de games há possibilidades de parcerias com profissionais gamers, lojas que comercializam jogos e também lojas de varejo que podem contribuir para o conforto desses jogadores. Desta forma, o monitoramento nas redes sociais é essencial para as marcas que estão lançando novos produtos ou promovendo eventos online, para com isso, entender o que os possíveis compradores estão achando dessas novidades.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.