Com a pandemia, muitas foram as mudanças que exigiram de nós adotar novos comportamentos e hábitos, alterando a rotina em diferentes aspectos.
Neste cenário de mudanças, um comportamento ganhou força no último ano: o interesse pelo autodesenvolvimento. Isso fez crescer, e muito, a busca por cursos online durante a pandemia. Esse aumento foi 7 vezes maior em 2020 se comparado a 2019.
Gráfico Evolução no Tempo 2020
Outro dado que este gráfico nos permite identificar é que houve um pico na busca por cursos online durante os primeiros meses de isolamento social, isto é, durante Abril e Maio. Nesse período, muitas organizações passaram a oferecer de forma gratuita cursos que normalmente são pagos.
Quando observamos os principais publicadores sobre o tema, temos uma variedade de perfis, que vão desde bancos, até perfis voltados para Engenharia, Marketing e até Violão.
Também é possível identificar que o assunto esteve quente nas redes sociais, sobretudo no Twitter (45%), onde as pessoas comentavam sobre os cursos, e no Youtube (22%) onde é possível assistir vários conteúdos sobre diversos idiomas.
Termos relacionados
Termos como “gratuito” reforçam a busca por conteúdos disponibilizados gratuitamente. Dentre eles, cursos voltados para a área de tecnologia são os mais quentes. Já termos como “conteúdos”, “inscrições”, “informações” reforçam o interesse dos brasileiros em entender melhor como consumir esse tipo de material.
Considerações
Diante do monitoramento do aumento da busca por termos que abrangem o universo dos cursos online, percebemos que o isolamento social provocado pela pandemia fez crescer consideravelmente a busca por essa modalidade de ensino e autodesenvolvimento, sobretudo nos meses iniciais de isolamento. Isso aponta para um novo comportamento dos brasileiros, que podem adotar essa tendência pós-pandemia, visto a sentimentalização positiva (39%) versus a negativa (19%) do termo.