Drops do mercado | Junho 2020
Realizamos uma análise sobre a #CancelaoAnoLetivo2020 que tiveram mais de 11 mil citações onde uma parcela da população adere ao movimento considerando a discrepância de condições e realidade dos alunos. O movimento considera a saúde mental de pais e filhos, bem como questiona a qualidade dos serviços online ofertados via EAD.
Por consequência temos o cenário da educação domiciliar, prática conhecida como homeschooling ou ensino domiciliar, adotada por pelo menos 11 mil famílias brasileiras, segundo Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned).
O que está acontecendo com o homeschooling?
Com a análise dos últimos três meses sobre o modalidade de ensino e de estudar de casa, tivemos mais de trinta mil publicações.
Mãe, pai e filhos são as peças centrais para que o ensino aconteça e podemos encontrar mais de quatro mil publicações do termo homeschooling que possui 4 vezes mais publicações que os termos em português ensino ou educação domiciliar no período.
Em geral as discussões que envolvem o termo são de grande incertezas do que é de fato o homeschooling e ainda temos a discussão que não é a mesma coisa que o ensino a distância (EAD).
Ainda podemos encontrar que existe um movimento para o governo aprovar o projeto de lei que regulamenta a educação domiciliar no Brasil, mas é importante se atentar que é necessária uma infraestrutura para que aconteça, como fornecer materiais de estudo e acesso a internet na casa de muitos brasileiros.
E o papel dos pais diante da necessidade de ensino domiciliar?
Em geral vemos que alguns não teriam condições plenas para ensinar os seus filhos e o desgaste que ocorre entre os pais e filhos e passa a levantar o quão importante é o papel do professor que deveria ser mais valorizado.
Considerações: O ensino domiciliar ou homeschooling ainda precisa passar por uma estruturação pois vemos que diante da situação socioeconômica brasileira veríamos pouca assistência às famílias que precisam ensinar os seus filhos nesse período além de clarear o que é de fato responsabilizável da escola e dos pais.