Dia dos namorados…cada um tem a sua história.
O garoto popular que se apaixona pela menina quietinha e estudiosa.
Ou uma declaração de amor cantada na quadra da escola, com direito até a bandinha.
Seja por todas as comédias românticas que crescemos assistindo, ou pelos clássicos da literatura que lemos, ou até mesmo pela história de como seus avós se conheceram, o dia dos namorados é uma das datas comemorativas mais aguardadas do ano.
Assim sendo, em 2019 o volume de menções ao dia dos namorados registrou crescimento considerável à medida que se aproximava do mês de junho. Enquanto em maio registrou-se uma média de 1,5 mil publicações sobre o assunto por dia, este mês, a média superou 20 mil por dia.
Sobretudo, as mulheres foram responsáveis pela maior parte destes conteúdos (66%). Os homens, por sua vez, representaram 29,5% da amostra. Seguidos por marcas e organizações com 4,2% do público ativo.
Mas será que, da comemoração de seus bisavós até hoje, muita coisa mudou?
Às vezes, você não é tão adepto da grande e apaixonante declaração de amor? Talvez prefira buquês de flores ou caixa de bombons? Ou será que, simplesmente, essa tradição ficou pra trás?
Referências sobre o dia dos namorados
Neste ano, referências à flores não somaram 1%. Entretanto, mesmo não sendo o grande destaque, se você ainda for do time dos românticos incuráveis, a dica é investir nas tradicionais rosas vermelhas, gardênias ou até mesmo suculentas.
Já sobre os chocolates, com 2,4% das referências, é encontrado de todas as formas – fondue, bombom, trufa, torta, bolo. Um grande clássico que, portanto, não sai de moda!
E, talvez, ele venha acompanhado de um jantar romântico (2%) em casa, em um restaurante famoso da cidade ou… em um estádio de futebol.
O SC Corinthians Paulista ofereceu a Noite dos Fiéis na Arena Corinthians com direito a, claro, entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa. Mas também com a presença do jogador Basílio e transmissão ao vivo de jogo no telão.
E, por falar nos fãs de esportes, além do time paulista, o rubro-negro Flamengo também incentivou seus torcedores a adquirirem produtos do clube para a comemoração: camisas, jaquetas, bonés, chinelos.
É o que dizem: casal que frequenta estádio juntos, permanece juntos.
De qualquer forma, de times ou não, artigos de moda foram os líderes da data (12%): roupas, acessórios (principalmente joias e semi joias), sapatos, lingerie e bolsas/carteiras são o top 5 revelado.
Presentes para a data
Surpreendentemente, para esse segmento, calçados trazem 3 dos 10 perfis mais influentes: as marcas Dakota, Anita Shoes e Capodarte.
Assim, juntamente com Dakota, o shopping Anália Franco, zona leste de São Paulo, e a loja de departamentos Havan registraram os maiores índices de engajamento nas publicações.
Enquanto isso, DeMillus e DuLoren ficaram na terceira e sétima colocação sendo as representantes do segmento de lingeries.
O e-commerce Dafiti (8º) é o maior destaque em afinidade e fit com a data.
Renner finaliza o top 10, simbolizando as fast fashion.
Acertar na escolha do presente é sempre essencial e, às vezes, pode ser uma tarefa árdua. Por isso, pensar nos “modelos” e “cores” que combinem com o estilo do parceiro, “conforto” das peças e, claro, aquele “preço” camarada com variadas formas de pagamento estão entre as preocupações mais encontradas.
Sendo assim, segundo levantamento do SPC Brasil de 2019, o gasto médio dos brasileiros no dia dos namorados será inferior ao dos últimos dois anos. E, se você estiver dentro desta estatística, saiba que entre às 12h e depois das 17h às 19h são os horários de ouro de promoções e descontos para a data.
Por fim, se você também ficou curioso sobre o que não estão falando no dia dos namorados, repare que eletrônicos e viagens, por enquanto, ficaram para a listinha de 2020.