Drops do mercado | Agosto 2020
Hoje, devido ao Dia Internacional da Cerveja, decidimos analisar o que os internautas estavam falando sobre a tão famosa bebida nas redes sociais.
De acordo com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas houve um crescimento de 38% na venda de bebidas alcoólicas nas distribuidoras e 27% nas lojas de conveniência.
Categoria | Cervejas
Monitorando a categoria nos últimos meses, foi possível identificar que a pauta é muito falada nas redes sociais, inclusive as publicações variam entre 3 a 6 mil por dia.
O dia em que houveram os maiores picos foram no sábado (2 de maio e 30 de maio), onde o foco dos comentários foram marcas de cerveja como Brahma Duplo Malte e Skol. Bem como as lives musicais (Jorge e Mateus, Xand Avião e Skank).
O canal mais utilizado pelo público foi o Twitter (96%), sendo o perfil dos publicadores bem equilibrado, onde as mulheres foram responsáveis por 51% e os homens por 49%.
Termos correlacionados
Em ordem de volumetria, a Brahma teve o maior número de menções entre as marcas. Vindo majoritariamente das publicações sobre as lives, das apresentadoras ex BBB’s, Rafa Kalimann e Gizelly Bicalho, que geraram um buzz com as hashtags, e por fim alguns publicadores que expressaram o favoritismo pela marca.
Em seguida, Heineken aparece como a segunda marca mais falada. Dentre as publicações, as pessoas comentaram sobre churrasco e futebol, provavelmente porque a marca é patrocinadora da Champions League, que recentemente voltou ao seu período de atividade.
Por fim, a Skol não fica muito para trás. A mesma foi lembrada pela sua mesa amarela de bar, com publicações saudosas a happy hours e encontro com os amigos. Além do mais, foi uma marca escolhida para presente de Dia dos Pais.
Principais publicações
Do mesmo modo, as publicações que tiveram mais interações são de artistas com seus posts patrocinados por essas marcas (Brahma e Skol):
Com a nova tendência de lives, as 3 publicações com mais interação vieram de cantores, relembrando shows e festivais que foram reagendados devido ao isolamento social.
Considerações
Por fim, vale ressaltar que o monitoramento da categoria na qual a sua marca está inserida possibilita a geração de insights e identificação de novas oportunidades. Além de poder observar o que estão falando sobre seus concorrentes.