Sua marca já está no TikTok? Se sua resposta for sim, tenho outra pergunta para você: Como você tem avaliado o sucesso das suas estratégias no canal? Confira o que a plataforma fornece em relação a dados e métricas.

A análise de métricas traz insights fundamentais para entender o que funciona e o que não funciona para a sua marca, além de compreender sua audiência melhor e obter respostas que vão balizando suas estratégias, conteúdos e resultados, seja no TikTok ou em qualquer outra rede. Mas, cada uma tem suas especificidades e é disso que vamos tratar aqui. 

Para começar a entender as métricas do TikTok, é preciso – depois de mexer bastante na plataforma como usuário – fazer um upgrade na sua conta, migrando de um perfil comum para o TikTok Business. A diferença entre eles é que no Business é possível:

  • Visualizar mais dados sobre público-alvo e desempenho;
  • Adicionar informações sobre sua marca como segmento de atuação, site e e-mail, tornando mais fácil para os seus clientes e prospects te acharem;
  • Ter uma orientação criativa a partir de guias desenvolvidos para a comunidade Business;
  • Acessar conteúdos exclusivos que estão em alta de marcas e creators;
  • Explorar um acervo de mais de 500 mil músicas isentas de royalties que deixam seu conteúdo mais atrativo;
  • Ter o suporte completo da plataforma desde análises, histórias de sucesso a conselhos criativos.

Afinal, o TikTok vê a ferramenta de Business como uma oportunidade para marcas potencializarem suas estratégias de Marketing a partir da criação de conteúdo autêntico e relevante, como eles mesmos apresentam no site “Think like a marketer, act like a Creator”.

A partir daí, já é possível acessar as métricas da sua marca. 

Mas, quais são esses indicadores? E o que eles querem dizer?

O TikTok possui quatro categorias de métricas: Visão Geral, Conteúdo, Seguidores e Ao Vivo.

Na visão geral ficam as análises da última semana, mês, dois meses ou intervalo de datas personalizado. Nela é possível verificar: 

  • Visualizações de vídeo (o total de vezes que os vídeos da sua conta foram vistos), 
  • Visualizações de perfil (o total de vezes que acessaram seu perfil) – essa métrica é uma boa Indicação de interesse pela marca, afinal ela mostra quem viu o seu conteúdo e ainda teve interesse em acessar seu perfil para mais informações.
  • Likes (curtidas que seus vídeos receberam), 
  • Comentários (conversas e interações que seus vídeos receberam), 
  • Ações ( total de compartilhamentos dos vídeos), 
  • Seguidores (variável de usuários que seguem sua conta), 
  • Conteúdos (quantidade de vídeos compartilhados), 
  • Live (quantidade de vídeos ao vivo hospedados no perfil) – As lives do TikTok são extremamente importantes para apresentar sua marca e ter bons resultados. Alí, as pessoas além de consumir seu conteúdo, conseguem interagir e enviar gifts, como falaremos mais a frente.

A guia de conteúdo mostra os vídeos mais populares em um período selecionado. Aqui é possível ver informações sobre cada publicação como:

  • Total de visualizações por vídeo;
  • Total de curtidas, compartilhamentos, comentários que a publicação recebeu;
  • Tempo que as pessoas passaram assistindo ao seu vídeo – essa métrica se comparada aos demais conteúdos auxilia a identificar um tempo médio ideal de vídeo para sua audiência.
  • Vídeos em alta – Top 9 videos trends com potencial de crescimento e viralização na última semana curtidas, comentários, compartilhamentos, salvos. Esse dado te orienta quais ondas seu perfil pode surfar uma onda e com isso, ampliar seu alcance.
  • Tempo médio de exibição – essa métrica é importante para entender o que retém a atenção da sua audiência.
  • Vídeo assistidos por completo – Total de vezes que o vídeo foi assistido na íntegra. Aqui dá para ter uma ideia do que funcionou ou não dentro da sua comunidade.
  • Alcance – Total de usuários que assistiram seu vídeo.
  • Visualização de vídeos por seção – É a informação de onde vem o tráfego para suas publicações. Aqui você consegue ver a origem dos usuários que estão assistindo seus vídeos e elas podem ser variadas: a partir do For You, direto do seu perfil, a partir de seguidores, pesquisas, músicas ou hashtags. As hashtags e músicas que você usa podem ser escolhidas a partir da biblioteca do Business e de trends e impactam – e muito – no potencial de viralização do seu conteúdo.
  • Visualizações de vídeos por região – Aqui mostra as principais localizações onde o vídeo está sendo exibido. É possível usar essa informação como insight para segmentar conteúdo por regional, por exemplo.

A aba de seguidores apresenta as informações da sua audiência com alguns recortes: gênero, país, seguidores mais ativos no app, interesses, e outros dados que auxiliam sua marca na construção da sua comunidade e também como fonte de inspiração:

  • Gênero: Descubra a distribuição de seguidores por gênero
  • Localização: Classificador dos top 5 países onde você tem mais seguidores – isso ajuda a localizar conteúdos regionais e promoções.
  • Atividades dos seguidores: Mostra os horários e dias em que seus seguidores estão mais ativos no TikTok – utilize esses dados para saber o melhor período para publicar seu conteúdo.
  • Vídeos que seus seguidores assistiram: Aqui mostram os vídeos mais populares entre seus seguidores – Aqui dá para pegar referências de conteúdos que interessam a sua audiência e também descobrir potenciais parceiros.
  • Sons que seus seguidores ouviram – Destaques das músicas e faixas de áudio que chamam a atenção da sua audiência. O que seu público gosta de ouvir? Aqui é onde você encontra! Use essa informação para dar um up no seu conteúdo e otimizar o alcance das suas publicações. Além disso, fique atento às trends para aproveitá-las no melhor momento.

Já a guia Ao Vivo conta com os dados das lives hospedadas no seu perfil na última semana ou último mês, incluindo novos seguidores, tempo do ao vivo e diamantes. Dá uma olhada:

  • Total de views: número de espectadores presentes durante as lives no período selecionado;
  • Tempo total: o período total das lives;
  • Novos seguidores: Quantidade de usuários que seu perfil ganhou a partir das lives.
  • Contagem de espectadores principais: Número máximo de usuários assistindo sua live ao mesmo tempo.
  • Espectadores únicos: Quantos usuários viram sua live, independente de quantas vezes essa pessoa assistiu.
  • Diamantes: Quando você faz uma live, as pessoas que estão assistindo podem enviar gifts – inclusive diamantes – que podem ser convertidos em dinheiro. Essa é uma forma do público incentivar os creators a produzirem vídeos relevantes para a comunidade. 

Outras Métricas

Além desses indicadores, o TikTok também oferece outros KPIs para suas análises de desempenho na plataforma. São eles:

  • Visualização por hashtag – Para você acessar esse dado é preciso pesquisar a hashtag em questão na guia Descobrir da plataforma. Ele mostra quantas vezes os conteúdos com uma determinada hashtag foram vistos.
  • Total de curtidas – aqui é uma métrica bem ampla que representa um total geral de curtidas em todo seu conteúdo. Essa métrica é importante pois pode ser usada para ter uma estimativa no engajamento médio.
  • Taxas de engajamento – Essa aqui daria um conteúdo à parte. Isso porque quando se fala em engajamento são várias as fórmulas de calcular. Entre os profissionais de Marketing, as favoritas são:

Likes + Comentários / Número de seguidores * 100

ou 

Likes + Comentários + Compartilhamentos / Número de Seguidores * 100

Sabe o que é melhor? Como as métricas de likes, comentários e algumas outras são abertas, é possível fazer análises comparativas de contas para entender o que está performando bem entre os concorrentes e marcas inspiradoras, além de descobrir qual creator agrega mais para sua marca e para o seu negócio.

Com todas essas informações, fica muito mais fácil estruturar uma estratégia assertiva dentro do TikTok e iniciar conversas com a sua comunidade da forma que as pessoas se comunicam entre si, além de trazer mais dados sobre o seu segmento de mercado, público-alvo e mais autenticidade à sua marca.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.