Saiba como iniciar conversas e criar oportunidades de atendimento, relacionamento e fidelização na rede vizinha

O TikTok se baseia muito na liberdade criativa, sendo uma plataforma que fornece ferramentas para que seus usuários criem conteúdos divertidos, autênticos e relevantes.

Mas, além de ser uma plataforma de entretenimento, o TikTok é um canal que gera conversas entre marcas, influenciadores, fãs e consumidores, e  tem encantado empresas que estão utilizando a plataforma para interagir com seus potenciais clientes.

E não é para menos. Os números do TikTok impressionam mesmo e as marcas que querem sair à frente devem incluir o canal em suas estratégias de marketing. Aqui temos alguns dados relevantes sobre a plataforma, E hoje, vamos falar sobre a importância de liderar conversas dentro do TikTok.

A conexão entre marcas, influenciadores, fãs e consumidores se forma muitas vezes na seção de comentários, onde usuários podem compartilhar sugestões, opiniões, fazer perguntas e construir uma comunidade, afinal estamos falando de interesses em comum e não há nada mais genuíno que essa conexão.

Por dia são publicados milhares de vídeos na plataforma e todo esse contingente de publicações podem ser oportunidades de se conectar com sua audiência. Mas, antes de participar de conversas no TikTok –  seja comentando conteúdos ou respondendo comentários próprios – é preciso conhecer e entender a cultura do canal, e também o que acontece e como as pessoas conversam por lá. 

Isso porque, assim como em qualquer outra rede, o TikTok tem uma linguagem própria entre seus usuários que não permite a replicação de estratégias de outros canais. Um exemplo disso é o uso de emojis para trazer ironia e sarcasmo aos comentários, e também os fluxos de conversas que são gerados por Tiktokrs dentro da seção de comentários que funcionam em alguns casos quase codificados, e só membros daquela comunidade conseguem entender.

Isso acontece porque a experiência do TikTok está relacionada a interesses e não a seguidores, e a partir do For You, é possível acessar conteúdos e se conectar com pessoas que dificilmente chegariam ao nosso próprio feed.

Sabendo disso, marcas e criadores têm em mãos uma ferramenta poderosa, a essência da seção de comentários no TikTok é o que faz as pessoas ficarem na plataforma mais dos vídeos e trends, é ali onde é possível obter conhecimento puro sobre a audiência e também o canal para promover ideias, se posicionar, e se conectar e se relacionar de forma profunda e única com seus consumidores e fãs. E o melhor: se divertindo.

Mas, como aproveitar o potencial dessas conversas no digital?

  • Use o TikTok 

Parece óbvio, mas o TikTok tem uma forma única de apresentar os conteúdos e engajar usuários e comunidade. Usar a ferramenta como usuário ajuda a visualizar o que performa mais dentro da comunidade, os canais que tem para se comunicar, as hashtags que tem mais sinergia com a sua marca e a conhecer melhor os comportamentos da sua audiência.

  • Desenvolva uma linguagem própria para o canal

Promover adaptação de acordo com o objetivo de cada canal faz parte da estratégia básica de conteúdo. É importante analisar como o seu segmento está se comunicando na plataforma e como a sua audiência conversa, a fim de definir um tom adequado, acessível e leve, com emojis e hashtags que promovam essa comunicação.

  • Use o For You a seu favor

O For You é a área do TikTok que entrega o seu conteúdo para pessoas desconhecidas que têm interesse no seu tema. Usar as hashtags certas, despertar a curiosidade e responder às interações é o caminho para esse conteúdo ser apresentado para mais pessoas e ter um alcance maior. 

  • Duete com vídeos

Analise as hashtags que estão subindo e reaja aos conteúdos estratégicos que tem a ver com a sua audiência com outro vídeo, assim você aproveita as trends e  tem mais chances de expandir o alcance da sua marca na plataforma, além de participar das principais conversas do seu meio.

  • Promova os diálogos

Incentive a conversa nos seus conteúdos e engaje genuinamente com perfis estratégicos, principalmente aquelas que tem a ver com o seu conteúdo. O TikTok tem uma seção de comentários que funciona muito bem dependendo da forma que você interage com seus consumidores e comunidade, além disso, tem as DM que podem ser ativadas para todos ou só para amigos.

  • Responda comentários com vídeos

Outra funcionalidade do TikTok muito legal e acessível é a resposta a comentários com um vídeo. Para fazer isso, basta clicar no ícone da filmadora na lateral esquerda da caixa de texto e fazer o vídeo de resposta. A pergunta ou o comentário podem aparecer no vídeo similar à uma caixinha de perguntas. Além disso, quem assistir ao vídeo pode clicar na pergunta ou comentário que será direcionado ao conteúdo de origem daquela interação.

Respostas por vídeos
  • Faça testes

O TikTok é a plataforma mais atual no Brasil, é tudo muito novo e isso significa que ainda tem muita coisa para aprender, testar e muito espaço para ver o que funciona para cada marca, mercado e comunidade. Então, divirta-se.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.