Confira como a Natura e a Seara desenvolveram suas estratégias para o festival e ampliaram seus insights a partir do painel do evento e do Sonora

Entre os dias 2 e 11 de setembro aconteceu a nona edição do Rock in Rio, reunindo milhares de pessoas, tribos e marcas. O evento marcou o retorno oficial dos grandes festivais musicais pós-pandemia e colocou no holofote não só artistas nacionais e internacionais, mas também temas importantes e experiências inesquecíveis.

Aqui a STILINGUE acompanhou tudo que era mencionado nas redes sociais sobre as atrações, patrocinadores e palcos dos bastidores, com uma landing page contendo um dashboard público desenvolvido exclusivamente para o festival contendo métricas, dados e sentimentalização. E as highlights não negam o sucesso, foram mais de 1 milhão de publicações e mais de 445 mil usuários conversando.

As marcas desenvolveram seus próprios war-rooms para disputar dia a dia a liderança do Share of Voice. E entre os mais mencionados estão a Natura e a Seara que utilizaram o painel do RIR, além do seus proprietários, visando obter mais insights e com isso ampliar a visibilidade dos resultados de suas estratégias e ações.

A Natura, por exemplo, levou a Amazônia para o festival, com diversas ativações incluindo o Portal Natura, um espaço instagramável que convidou o público a sentir toda a potência da Amazônia e a se mobilizar pela sua preservação. Além disso, a marca se destacou pela diversidade, pela operação da Loja Natura e pelas ações de gramado com experimentação de maquiagem e protetor solar.

Tudo isso fez com que a Natura disputasse o terceiro lugar entre as marcas mais citadas nos primeiros dias, mantendo-se estável na quarta posição nos demais.

“A STILINGUE é uma parceira estratégica para a Natura. Durante o Rock in Rio, a plataforma por meio dos seus dashboards, nos permitiu ter uma visão gerencial das conversas nas nossas redes sociais: gerando insights acionáveis e possibilitando que engajássemos com a audiência em tempo real, fomentando diálogos e ampliando o share of voice da marca”. Rachel Rimoli, Estrategista Criativa na Natura.

O Sonora foi a cereja do bolo na identificação de insights para a Natura, principalmente na análise de como as ações da marca reverberaram no digital. “Ter a STILINGUE como parceira no projeto da Natura no Rock in Rio foi incrível! Conseguimos capturar em tempo real insights valiosos para nossa estratégia de conteúdo, além de um olhar apurado ao que nossa audiência estava falando. O teste com a ferramenta Sonora foi uma experiência super enriquecedora e um aprendizado pro time.” contou Camilla Ramôa, do time de Redes Sociais & Real Time.

O STILINGUE Sonora é a única tecnologia de Inteligência Artificial que consegue detectar o momento exato em que uma marca, produto, serviço ou tema é mencionado em publicações audiovisuais. E a partir dessa detecção, é possível classificar tudo que é falado em sentimentos e tags, ampliando ainda mais o monitoramento. 

No exemplo acima, a influenciadora Gabrielle Paiva esteve no evento de prévia da Cidade do Rock e contou um pouco do que os frequentadores viriam nos dias do festival. A nossa inteligência conseguiu detectar a partir da transcrição do vídeo que ela mencionou os produtos da Coca-Cola e o estande do iFood.

Além dos patrocinadores, as marcas apoiadoras do evento também desenvolveram estratégias robustas e contaram com toda visibilidade de dados do painel RIR da STILINGUE para auxiliar no WR, foi o caso da Seara que fez ativações que contou com um enorme trabalho em conjunto entre agências, e diversos times da própria Seara. 

A marca fez uma campanha para o Rock in Rio baseada no produto Bacon Seara Gourmet que iniciou em agosto, com uma iniciativa que usava ASMR, na trilha do Vivaldi, e a dupla de música eletrônica JetLag para produção da nova versão. No estande eles ofereceram o bacon com toppings que traziam o conceito da marca para o festival.

A Raccoon foi a responsável por monitorar os painéis e analisar todas as conversas que eram relevantes, as tendências, o que estava circundando a marca no digital, e passar para a Galeria desenvolver as estratégias de conteúdo. Além disso, era o canal direto para acompanhar temas sensíveis e riscos, e levar para o time da Seara Gourmet tomar decisões mais assertivas, pautadas em dados.

“A gente já tinha a estratégia de pautas frias e os painéis ajudaram muito na elaboração de pautas quentes, acompanhando concorrentes e outros patrocinadores, monitorando conversas e tendências para ajustes de rota, e também para planejar ativações mais complexas para outros eventos” conta Jeniffer Esteves da Raccoon, agência de insights da Seara.

Diariamente era analisada a nuvem de palavras do Rock in Rio, da Seara e de Alimentação. Além disso, eles mudaram a estratégia de conteúdo com base nos dados dos painéis, aumentando a quantidade de conteúdos em real time, mostrando de fato o que estava acontecendo no festival e apresentando dentro disso as ativações de CRM que promoviam o relacionamento entre marca e consumidores e de Metaverso, analisando como as experiências das pessoas no festival reverberavam nas redes sociais.

“Os nossos melhores posts vieram deste insight de mostrar o que estava acontecendo, os lugares, quem estava comendo, então no Instagram foi um post com a Sabrina Sato, no Twitter também foi a partir desse insight, e no TikTok usamos uma trend.” completa Jeniffer.

Um ponto interessante que auxiliou na maturidade da marca no digital foi a criação de um índice próprio de engajamento que mostra o que de fato é importante para a Seara, e isso fez com que eles aperfeiçoassem as estratégias e o monitoramento em real time. 

O resultado da campanha no RIR é um exemplo disso, pois surpreendeu, ultrapassando inclusive a campanha que a marca fez no BBB deste ano, tanto em relação a volumetria – crescimento de 60%, e à qualidade das menções – com 90% de conversas positivas. 

Além desses KPIs, um dos resultados mais impactantes para a marca foi a Seara ficar ao final do evento entre as top 10 marcas mais mencionadas e lembradas do Twitter, sendo a única apoiadora a entrar neste ranking, deixando para trás patrocinadores com cotas maiores.

Do Rock in Rio para outros eventos

A STILINGUE vem mostrando a importância do monitoramento de grandes eventos, principalmente para o planejamento de war-rooms em tempo real. Casos como o de Seara e Natura são resultado de uma cultura data-driven que pauta tomadas de decisões, posicionamentos, a percepção de marcas e a jornada de compra de consumidores e comunidades. 

Exemplo disso é o planejamento de participação em outros eventos. A Americanas através da plataforma STILINGUE identificou que, no primeiro final de semana do Rock in Rio, a marca foi a mais mencionada entre os patrocinadores do evento nas redes sociais, com mais de 2.500 menções.

“Cada empresa tem a sua forma de mensurar. Tem marca que vem para o Rock in Rio para construir branding, promover experiência e construir imagem. Há outras que usam os ingressos como ativos em promoções para que quem comprar mais aumente as chances de ganhá-los, e isso vira o jogo para elas. E tem as que estão buscando engajamento, não querem falar apenas para as pessoas, mas com elas, entre tantas outras estratégias”, explica a diretora de marketing do Rock in Rio, Ana Decacche.

Quer saber mais sobre a cobertura da STILINGUE dos bastidores do Rock ‘n Rio? Confira o relatório desenvolvido sobre o evento. E aproveite para baixar aqui o pdf completo deste case.

Author

É jornalista, pós graduada em Marketing e Estratégias Digitais, e mãe do Chico. Já foi garota do tempo e trabalhou na Cruz Vermelha alemã. Acredita na tecnologia, na educação e na comunicação como ciências para desenvolver pessoas e torná-las agentes transformadores da sociedade. Na STILINGUE, atua como Product Marketing Content tangibilizando e potencializando produtos e features através de valores.