Como fazer uma boa campanha de marketing? Esta é a pergunta de um milhão de dólares, mas neste artigo te daremos algumas dicas grátis de como a STILINGUE pode facilitar sua jornada do começo ao fim.
Quando começamos uma campanha, existem muitas variáveis que podem influenciar: investimento disponível, posicionamento da empresa, sazonalidade entre tantas outras imprevisíveis, mas independente disto, aqui vai a dica de ouro: colete os dados mais relevantes para sua campanha, faça o melhor setup em seu painel e conecte suas páginas proprietárias na STILINGUE antes do início da sua campanha para garantir toda coleta dos dados e então compará-los.
As redes sociais nos disponibilizam uma grande variedade de informações que, apesar de muitas vezes já estarem à disposição, ainda se torna necessária sua organização. É aí que entra a plataforma multicanal STILINGUE.
ANTES
Você pode usar a STILINGUE antes mesmo de sua campanha ir ao ar. É possível utilizar dados de redes sociais coletados via social listening durante o planejamento da ação, por exemplo.
Abaixo alguns exemplos destas situações e em quais ocasiões você pode fazer bom uso da STILINGUE.
- Identificar o tom de voz ou a linguagem usada por seu público para se referir ao seu produto ou marca e replicá-lo em sua campanha, criando mais proximidade com seu público. (ex: “méqui”). Com o grafo de “Termos Correlacionados” da STILINGUE é possível entender se algum termo é mais frequente ou está em ascensão e utilizá-los em sua campanha.
- Identificar sazonalidades, ou seja, quais os períodos em que um determinado assunto de interesse da sua marca ou produto está sendo mais falado e assim entender como distribuir de maneira mais eficiente o investimento de sua campanha. (ex: Aves > Natal ).
DURANTE
Quando sua campanha já estiver no ar, você pode usar o social listening e os dados coletados pela STILINGUE das suas próprias redes proprietárias para acompanhar o andamento da sua campanha em tempo real e garantir que seu objetivo seja atingido – mesmo que precise fazer algumas correções de rota.
- Você pode acompanhar o sentimento ao longo do tempo e otimizar o investimento em suas publicações direcionando-os para as mais positivas, o que pode contribuir positivamente para a saúde da marca ou até mesmo evitar ou minimizar uma crise.
- Monitorar as conversas geradas dentro e fora dos canais das suas marcas nas redes sociais em torno do assunto da sua campanha e aproveitar a pauta quente para algum post de oportunidade ou mesmo para fazer algum ajuste ao longo do caminho
DEPOIS
Por fim, mensurar todos os dados de suas redes sociais antes do início da sua ação e compará-los ao final poderá trazer grandes aprendizados e reflexões e ajudar sua equipe a traçar um panorama do desempenho da campanha.
Veja algumas dicas do que e como você pode medir:
- A seção “Visão Geral” da STILINGUE, tanto dos painéis de social listening quanto de métricas proprietárias irá te dar um overview do desempenho (lembre-se de coletar esses dados antes da sua campanha!)
- Para entender se sua mensagem foi captada corretamente e da maneira esperada pelo seu público use tagueamento automático de menções cadastrando palavras que estejam de acordo com os pilares da sua campanha.
No mundo do marketing digital não tem certo e errado, acerta quem erra primeiro. Experimente! Faça suas perguntas e suas próprias descobertas.
Guia prático
Para te ajudar, o time de Education da STILINGUE produziu um guia sobre Campanhas de Marketing com foco em dados oriundos do Social Listening.
Veja dicas de como utilizar os gráficos do War-Room STILINGUE e formas de incrementar suas análises.