Já ouviu dizer que “chegamos em um ponto em que, cada perfil nas redes sociais é um veículo de mídia”? Essa reflexão ilustra perfeitamente bem a nova realidade que vivemos. Nos dias de hoje, somos todos criadores de conteúdo e, muitos, influenciadores digitais (em maior ou menor escala).

Por isso, tem sido comum identificarmos marcas que apostam em estratégias de comunicação e relacionamento que envolvem a ativação de creators. 

Marketing de Influência

A influência digital se tornou uma realidade graças à popularidade e adesão das redes sociais. De acordo com a pesquisa “O Brasil e os influenciadores digitais”, do Ibope Inteligência, 52% dos internautas no país segue pelo menos um influencer.

Agora, imagine os impactos deste novo cenário em uma geração que nasceu no ambiente 100% digital, hiperconectada e globalizada? É o caso da geração Z.

Aderir às estratégias do chamado Marketing de Influência auxiliam empresas a atrair visibilidade, amplificar o alcance de suas mensagens e estimular conversas genuínas com o público-alvo.

Por que?

Os ganhos são inúmeros e vão desde aprofundamento na relação de confiança marca-consumidor, retorno financeiro e influência na decisão de compra até impacto em públicos e nichos específicos.

Mas para que o planejamento tenha êxito, alguns cuidados devem ser levados em consideração:

  • A relação deve se pautar em flexibilidade de cocriação;
  • Avaliação do histórico do perfil e como ele se relaciona com seus seguidores sobre os mais variados temas;
  • Alinhamento para seleção de perfis que tenham sinergia com o posicionamento da marca;
  • Definição clara de métricas de sucesso e KPIs;

Como? Social Listening!

E neste cenário, técnicas relacionadas a Social Listening podem apoiar sua marca a concretizar uma ideia:

  • Encontre o creator perfeito que tenha fit tanto com a campanha quanto com a marca;
  • Avalie o histórico do influencer e como a opinião pública comenta sobre este perfil;
  • Mapeie possíveis pontos de atenção ou oportunidades com o relacionamento;
  • Identifique ativações anteriores envolvendo outras marcas e resultados tangíveis obtidos;
  • Acompanhe em tempo real os resultados da ação;
  • Corrija rotas com base no uso de dados;
  • Analise e registre os resultados, compartilhe os aprendizados e programe-se para a próxima campanha;

Utilizando a STILINGUE

Para te ajudar, o time de Education da STILINGUE produziu ainda um documento extra sobre Social Listening e relacionamento com Influenciadores Digitais.

Veja dicas de como utilizar os gráficos do War-Room STILINGUE e formas de incrementar suas análises no material abaixo:

Autor

Pati Azevedo é publicitária e atua no mercado de comunicação desde 2010. Já passou por algumas agências de publicidade e traz vasta experiência em análise de dados, com destaque para gerenciamento de crises e monitoramentos em real time. Hoje compõe o time de Education da STILINGUE, ajudando grandes marcas na adoção de uma cultura data-driven, para alcançarem seus objetivos de negócio com o uso da nossa plataforma.

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