A FSB é uma agência especializada em Relações Públicas e em gestão de imagem e reputação, que há mais de 40 anos atua no mercado inovando estratégias de grandes marcas.

Além disso, ela faz parte da história da STILINGUE há muito tempo como primeiro cliente que fechou contrato conosco. Por isso, não seria novidade a agência estar neste primeiro evento realizado pela STI, a CONFRAR.IA. 

Para traduzir toda a parceria entre STILINGUE e FSB, chamamos o Jaderson de Alencar, Sócio-Diretor de Estratégia na FSB Comunicação, que trouxe um conteúdo valioso para as marcas que desejam construir conexões profundas com os consumidores.

A inteligência artificial da STILINGUE como aliada na gestão de crises

A STILINGUE como uma plataforma que monitora canais digitais auxilia na gestão do relacionamento das marcas com os consumidores, é um braço direito na captação e análise de dados que podem ser cruciais para prever um foco de crise. 

A partir do Social Listening é possível escutar tudo que é mencionado sobre uma marca, um negócio, um tema, um contexto e classificá-los de forma rápida e automatizada de acordo com sentimentos que permitem entender com propriedade a saudabilidade de uma marca.

Além de entender o que está sendo mencionado, é possível desenvolver diálogos, por meio do Smart Care, com os consumidores no momento certo, promovendo relações reais e eficientes. Além disso, todas essas informações ficam visíveis em gráficos simples de decodificar, o que promove mais integração de times e mais agilidade na tomada de decisão com o Studio.

Mas, para entender melhor como uma marca pode construir pontes e gerir crises, com base em dados e análises complexas, é preciso estratégia. Confira a seguir a estratégia de sucesso da FSB Comunicação desenvolvida junto com a STILINGUE.

A geração de impacto nas redes sociais 

Seis segundos é um tempo extremamente escasso, afinal, se pararmos para pensar, pouquíssimas coisas podem acontecer dentro desse intervalo. No entanto, também é possível acontecer coisas altamente impactantes. Exemplo disso é a informação de que seis segundos é o tempo que as marcas possuem, na atualidade, para engajar sua audiência. 

Afinal, nas redes sociais, as pessoas são bombardeadas com todos os tipos de informações de maneira simultânea. Reter a atenção do público, de fato, não é uma tarefa fácil. 

Além disso, a comunicação vem se modificando de forma rápida e constante em nosso dia-a-dia. E, sem sombra de dúvidas, é de extrema importância que os profissionais de marketing das marcas acompanhem e se adaptem a essas mudanças. E aqui estão alguns dos casos que a STILINGUE pode auxiliar.

Os novos veículos de comunicação: os creators

Criadores digitais estão dominando não apenas as redes sociais, mas também o mundo dos negócios, mostrando o poder que a influência têm sobre as pessoas em relação ao consumo. Isso se dá, principalmente, através do comportamento desses influenciadores. 

Dessa maneira, se faz necessário falar sobre: reputação digital, construção de embaixadores de marca e gestão de crise. 

A construção da reputação digital

Comumente, os objetivos das estratégias de Marketing das marcas focam em gerar engajamento, buscar diferenciação, criar relações e obter fidelidade do público. 

Além disso, hoje vive-se na “era do propósito”, ou seja, é de grande importância saber os motivos pelo qual as pessoas fazem o que fazem.

Isso significa que informar e expor um negócio não é o suficiente. Provar sua utilidade, dialogar com os consumidores e ouvir o que eles têm a dizer são etapas fundamentais.

Afinal, 83% dos consumidores dão preferência às empresas que defendem valores e propósitos aliados ao seu estilo de vida. 

Dessa forma, uma construção de reputação digital eficaz nunca foi tão vital e o primeiro passo para isso é as marcas não esquecerem que falam, vendem e se comunicam com pessoas que querem ser ouvidas. 

O principal erro das empresas, atualmente, é a grande preocupação com a construção de um feed atrativo, deixando de lado a construção de relacionamento, social listening e social SAC. 

Social SAC: como realmente deve ser feito

Algumas marcas possuem um feed nas redes sociais quase inteiramente impecável, deixando de lado o Social SAC, o que pode ser considerado um forte erro que afasta leads e até mesmo clientes. 

Exemplos disso são comentários de consumidores sem respostas, posicionamento e até mesmo sem um simples emoji. Ou, em outros casos, respostas que fogem completamente do estilo da marca e de seu público. 

Afinal, para que uma marca deve ter o engajamento do público como objetivo, se ela foge do mesmo? 

A comunicação com os consumidores deve ser constante e, acima de tudo, fazer sentido tanto para a marca quanto para o público. Um Social SAC eficiente garante diversos benefícios para uma marca. Confira alguns:

  1. Fidelização 
  2. Venda
  3. Lovers
  4. Minimização de haters
  5. Insights estratégicos
  6. Pós-venda estruturado 
  7. Narrativa sólida do todo e muito mais

Monitoramento de termos e o gerenciamento de crises

Diversas situações podem ser estopim para uma crise em um negócio.

Elas podem começar até mesmo dentro do Social SAC, se a empresa não estiver monitorando o contexto, ouvindo e compreendendo o público de forma eficaz. 

No entanto, crises também podem servir como pontes para a formação de novas estratégias e oportunidades para o aperfeiçoamento do trabalho de uma marca. 

Afinal, o que fazer em uma crise?

A primeira coisa a ser feita é se antecipar à crise. Isso deve ser feito a partir do acompanhamento constante do engajamento do público com a marca e do resultado dos objetivos da mesma.

Além disso, é essencial saber o que pode, em contrapartida, piorar uma crise. Alguns exemplos são:

  • Posicionamentos equivocados
  • Falta de agilidade na definição de estratégia
  • Falta de respostas
  • Campanhas e publicidades polêmicas
  • Insatisfação do público
  • Influenciadores criticando a marca/desinformação ou “fake news” 
  • Denúncias ou reportagens negativas
  • Hashtags negativas
  • Memes negativos
  • Petições
  • Bots

Para saber mais sobre gerenciamento de crise, reputação de marca e como a STILINGUE pode auxiliar na estratégia de negócio, assista à palestra completa do Jaderson na Confrar.IA, clicando aqui.

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