Confira a análise completa de “Star Wars – A Ascensão Skywalker”, a estreia que movimentou as redes sociais!

Portanto, buscamos compreender as opiniões sobre o filme e se o desfecho da trilogia agradou aos fãs da saga. 

A princípio, o público manifestou ansiedade, aproveitou os canais para desabafar sobre o que desejavam para o filme e para falar sobre expectativas para o enredo. Além disso, no mesmo período, também foi a estreia da série The Mandalorian e rapidamente o meme de Baby Yoda ganhou a internet e os corações daqueles que o consideraram bonitinho e fofo.

Assim sendo, abaixo, na matriz comparativa podemos observar os temas que envolveram os dois lançamentos. Entre os termos de maior relevância dentro de A Ascensão Skywalker, estão Direção, Rey e Efeito Especial. Dentro de The Mandalorian, encontramos Baby Yoda, Disney e Direção.

análise Star Wars

Gráfico 01 – Matriz Comparativa

Volumes Gerais da análise Star Wars

Foram feitas 283,7 mil menções sobre o filme e o lançamento da série The Mandalorian. Essas publicações vieram de 138 mil usuários das redes sociais, a média de 2 comentários por internauta. O canal mais usado para falar sobre o assunto foi o Twitter, rede utilizada na amostra para criticar e expor opiniões, seguido por Facebook e seus comentários, visto que as opiniões foram compartilhadas em páginas que também possuem blogs e portais.

análise Star Wars

Gráfico 02 – Distribuição por canais

O dia da estreia do filme, 19 de dezembro, foi o dia do pico de depoimentos e por isso quinta-feira foi a data que tivemos mais menções. A primeira semana de exibição também teve altos números, entretanto as menções tiveram queda no decorrer do tempo. 

Evolutivo de depoimentos 

análise Star Wars


No dia da estreia, quinta-feira, a maioria das menções foram neutras, sendo das pessoas que afirmaram apenas que veriam o filme e não manifestaram opinião sobre ele, os comentários positivos e negativos ficaram divididos.

análise Star Wars

Gráfico 03 – Distribuição por dia da semana 

Entre os sites críticos de cinema que mais repercutiram a cobertura da estreia e crítica ao filme, o que melhor performou de acordo com o Ranking AAA foi o Ei Nerd. O ranking é baseado na atratividade do usuário, no engajamento gerado pelos perfis e pela afinidade com o contexto monitorado.

Gráfico 04 – Ranking AAA de Influência

Análise Star Wars: Episodio Nove

Verificando as conversas dessa amostra e negritando os termos mais populares, podemos observar que o público estava empolgado para a estreia, garantiu que iria maratonar toda a saga Star Wars antes de ir ao cinema e, após assistirem, desejaram um destino diferente para Finn e Poe e para Kylo e Rey, que foi considerado uma merda por alguns.

Desse modo, o aparecimento de Luke Skywalker gerou felicidade nos que adoram o personagem e compartilharam suas frases nas redes sociais. Assim, alguns que aprovaram o fim da trilogia agradeceram aos atores por terem dado vida aos personagens.

Entretanto, os que não gostaram do filme compartilharam a notícia de que #AAscensãoSkywalker foi um fracasso de bilheteria e que “Minha mãe é uma peça 3” arrecadou mais dinheiro nos cinemas, com tom de deboche, ilustrado por Paulo Gustavo aparecendo nos termos.

Por fim, os internautas aproveitaram para citar Harry Potter, Senhor dos Anéis, Game of Thrones e Vingadores, como suas outras sagas favoritas e teve quem comentou que está liberado ser fã de todos esses. 

análise Star Wars

Gráfico 05 – Termos Correlacionados 

Lovers X Haters

Os que amam a saga (15 mil menções) estavam com expectativa para a estreia de “A ascensão Skywalker”, por isso alguns se surpreenderam com o enredo e qualidade do filme. Ademais, teve quem aproveitou o momento para citar seus filmes favoritos, o destaque nesse ponto foi Rogue One e a série The Mandalorian. Os que gostaram afirmaram que se emocionaram, que o final da trilogia foi excelente e digno de um fechamento.

análise Star Wars

Os haters (6 mil menções) questionaram principalmente o casal Reylo, dizendo que a trama dele é mal elaborada. Os que criticaram afirmaram que a trama não precisava de uma nova trilogia, que a franquia é supervalorizada e que a Disney a estragou. Para esse público o filme foi considerado horrível e uma merda.

análise Star Wars

Assim, analisando a amostra de lovers e haters, notamos maior presença de lovers. 

Matriz comparativa entre lovers e haters:

análise Star Wars

Personagens

Analisando a pesquisa com os três top personagens, notamos que Rey foi a personagem que mais engajou nas redes sociais, seguido por Kylo e Finn.

análise Star Wars

1. Rey

A heroína (15,2 mil menções – 13%): O desfecho da saga de Rey, protagonista da trilogia, foi muito comentado pelos fãs de Star Wars. Dessa maneira, o público se surpreendeu com o fato da heroína ser neta do vilão Palpatine e o beijo da moça em Kylo Ren dividiu opiniões.

Teve quem disse que foi um absurdo Rey se interessar por quem fez tanto mal a ela e a sua família e teve quem torceu para o ocorrido desde o primeiro filme e comemorou.

O fato de Rey se assumir como Skywalker também recebeu críticas já que no início da trilogia a ideia era mostrar como alguém sem berço e influência pode ter tanto poder. O ocorrido não intimidou os fãs da personagem, que seguiram a elogiando.

análise Star Wars

Gráfico 06 – Termos Relacionados 

2. Kylo

O vilão (11 mil menções – 9%): Os fãs de Adam Driver garantiram que ele é melhor coisa que apareceu na nova trilogia e que é um excelente ator. Assim sendo, os que amam o ator também afirmaram que ele segurou a trilogia nas costas pelos 6 anos que ela durou. O filme que o ator está estrelando pela Netflix, História de um Casamento, também foi citado.

Sobre Kylo, o público disse que ele nunca teve a intenção de matar a Rey e que seu objetivo sempre foi que os dois liderassem o império juntos

Por fim, o beijo entre o moço e a neta de Palpatine foi considerado algo sem sentido e uma besteira feita pela Disney para prejudicar a imagem de Rey como heroína.

análise Star Wars

3. Finn

O melhor amigo (2,6 mil menções – 6%): A amizade entre Finn e Poe foi destaque no buzz sobre o ex-stormtrooper e teve quem shippou os dois como um casal, afirmou que eles têm muita química e criou uma fanfic sobre como seria o romance.

Uma minoria torceu para que existisse um romance entre Finn e Rey e ficou com dó pois Rey não gosta do rapaz, o que também gerou risos do shippers de FinnPoe.

análise Star Wars

Roteiro e Direção

Para muitos internautas o roteiro do último filme da saga Jedi foi mudado, devido ao sucesso de The Mandalorian. O público aproveitou para elogiar a construção da série, que para ele foi um grande acerto da Disney, principalmente pelo personagem Baby Yoda.

O vazamento do roteiro do filme foi bastante comentado e teve gente que o considerou preguiçoso e cheio de coisas sem sentido. O parentesco entre Rey e Palpatine foi um dos pontos que ficou confuso na cabeça do público, que questionou o roteirista.

Para os fãs da série a direção de JJ Abrams estragou o filme e teve quem disse que se soubesse que ele era diretor não teria ido assistir ao filme. A afirmação de JJ Abrams sobre os que admiram a saga não terem compaixão, repercutiu. O trabalho de Abrams também foi comparado com o de Rian Johnson.

Os internautas estão especulando sobre Taika Waititi dirigir o próximo filme de Star Wars, visto que ele dirigiu um dos episódios de The Mandalorian.

#AAscensãoSkywalker x #TheMandalorian

Comparando ambos os lançamentos, A Ascensão Skywalker recebeu muitos depoimentos sobre os fatos que acontecem no filme, como o romance de Keylo e Rey, as batalhas e a inesperada aparição de Palpatine como principal vilão da trama. Portanto, quando se falou do último filme da saga, os aspectos técnicos como efeitos especiais e fotografia ficaram em segundo plano devido à relevância no buzz.

Gráfico 07 – Duelo de termos 

Entretanto, o mesmo não ocorreu com The Mandalorian, o público comentou bastante sobre os aspectos visuais e elogiou a direção dos episódios da série. O Baby Yoda conquistou os corações e gerou ansiedade nos fãs de Star Wars e os que não gostaram do último filme. A série foi considerada um acerto da Disney e muitos já manifestaram o desejo de assistirem a segunda temporada.


Termos Específicos de The Mandalorian


No gráfico de Duelo de termos temos as palavras exclusivas de cada grupo nas extremidades. Nesse sentido, notamos a presença de outros filmes e diretores no grupo de A Ascenção Skywalker e de séries no grupo Mandalorian. Essas amostras ilustram o contexto de cada grupo e em alguns casos  há comparações. Ao centro, temos termos comuns aos dois lançamentos, cultura pop, fãs service e fãs de Star Wars. 

Termos comuns

Considerações finais da análise Star Wars

Observamos que a base de fãs de Star Wars ama a saga e por isso ficou ansiosa para acompanhar o fim da trilogia, entretanto alguns ficaram frustrados com o fim. Eles esperavam mais ação e conflitos entre os personagens Rey e Kylo e o romance entre os dois foi visto como uma romantização do enredo digna de finais da Disney, por isso muitos argumentaram que a empresa estragou a saga.

A volta de Palpatine como avô de Rey não foi compreendida, visto que todos acreditavam em sua morte durante “O Retorno de Jedi” e a explicação do parentesco ficou confusa.

Outro final que decepcionou, foi o de Finn. Os que o shippavam com Rey aguardaram até o último segundo no cinema para que ele se declarasse para ela e ficaram decepcionados. No Twitter, o romance de Finn e Poe foi criado e teve internauta que postou até sobre um pedido de casamento entre os dois.

Por esses três pontos a direção e o enredo receberam críticas. Tal fato acabou levando os responsáveis a se justificarem na imprensa e o público a pedir por novos nomes nos cargos para os próximos filmes.

No mesmo período, o lançamento de “The Mandalorian” foi o grande acerto da Disney para fisgar os fãs da saga. Inegavelmente, o enredo e efeitos especiais da série foram elogiados e o público adorou ter o Yoda agora em ação, só que na versão bebê, o personagem foi apelidado de Baby Yoda. Os fãs já esperam por uma segunda temporada.

Sobre a análise Star Wars 

Objetivo: compreender a opinião do público sobre o final da trilogia da saga Star Wars e como gostariam que ela terminasse.

Metodologia: o estudo foca no período de 14/12/2019 a 26/1/2020, com um total de 283,7 mil menções para a amostra e 138 mil usuários únicos. Portanto, as redes sociais analisadas foram Facebook, Twitter e Instagram, além de blogs, sites de notícias e comentários. As menções são públicas e coletadas via API de cada canal. Para coleta e análise, foi utilizado o War-Room, tecnologia de monitoramento STILINGUE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Sobre a autora

Bruna Souza é formada em Relações Públicas e aporta experiências como atendimento ao cliente, marketing digital e gestão de projetos.

Escreva um comentário