Em um ano atípico, os reflexos e impactos direto na forma como a sociedade consome e utiliza a tecnologia têm ficado cada vez mais claros. Todos os setores da sociedade registraram alterações e mudanças comportamentais e de consumo em 2020. Dos serviços de delivery e de streaming até farmácias e supermercados.
A tecnologia e digitalização dos brasileiros e de seus lares foi uma delas.
Tanto é que pesquisa divulgada pela Kantar Ibope Media mensurou o uso das tecnologias no contexto da pandemia no Brasil e revelou que 56% dos brasileiros acreditam que a crise os ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia.
Para entender quais as novas percepções afloradas neste contexto, destacamos e aprofundamos quatro principais aparelhos que ganharam destaque neste ano. Confira!
Celulares
Produto mais citado pelos internautas em 2020, os aparelhos celulares estiveram presentes em 22,1% das publicações sobre aparelhos tecnológicos nas redes sociais.
O público feminino foi o mais ativo, representando 54% do volume. Homens somaram 45% e organizações, apenas 1%.
Entre as marcas mais mencionadas, destaque para a americana Apple (48,4%). Samsung (26,8%) e Xiaomi (14,6%) completam o top 3.
Os principais atributos comentados e procurados pelos internautas reforçam:
- Preço (8,6%)
- Qualidade da câmera (3,7%)
- Tamanho da tela (3,0%)
- Duração da bateria (2,7%)
Entre as principais narrativas relacionadas, destaque ainda para os jogadores de Free Fire, com fortes discussões sobre melhores aparelhos para a jogatina – presente em 3% de toda conversa sobre celulares.
Housepod
Uma das novidades do mercado, as tecnologias de housepod conquistou o segundo lugar dos aparelhos mais mencionados pelos usuários (10,1%). Setor que ainda é dominado pela Amazon e o Echo Dot (97,0%), traz atualmente referências principalmente a automações relacionadas à música e ao acendimento de luz.
Conteúdos sobre o produto seguem as principais datas comerciais comemoradas no país: Dia das crianças, Black Friday e Natal, respectivamente, quando internautas aproveitam promoções e cupons para conhecer e adquirir o produto.
Monitores
Ainda na primeira quinzena de dezembro é possível identificar um aumento significativo no número de menções relacionadas a monitores. Comparando dados do primeiro trimestre do ano com o último, o produto teve 171% de aumento na média de citações por dia.
As três marcas mais citadas pelos internautas foram:
- Samsung (27,8%)
- ASUS (20,9%)
- Acer (14,3%)
A comunidade gamer é grande incentivadora deste crescimento: com comentários e cupons para aparelhos que promovam a melhor experiência dos jogadores. Tamanho da tela, resolução e qualidade da placa gráfica e potência do processador estão entre as principais preocupações nestes casos.
Smartwatches
O mesmo cenário é percebido em relação aos smart watches, com crescimento de menções ao longo do ano. Desta vez, confrontando dados do primeiro trimestre com o último (no qual, dezembro contabiliza a primeira quinzena), o aumento na média diária de conteúdos sobre smartwatches aumentou 79%.
Predominância no público masculino (56%), seguido por mulheres (42%) e marcas (2%).
E as marcas mais relevantes foram:
- Xiaomi (36,7%)
- Apple (34,5%)
- Samsung (17,4%)
O principal tema discutido pelos internautas é preço (15,6%) e relação custo-benefício dos produtos disponíveis no mercado.