Drops do mercado | Setembro 2020
Ao analisar as publicações sobre o segmento de beleza nas mídias sociais desde o início da pandemia, podemos identificar as mudanças no volume de publicações sobre as categorias ao longo dos últimos seis meses, março a agosto.
O volume de publicações cresceu 13% com contribuição de crescimento de praticamente todos as categorias de beleza, mas em especial maquiagem, produtos para unhas, cabelo e rosto que juntos tiveram uma participação de 92%.
E com participações menores para perfumaria e produtos para o corpo que foi a categoria que teve queda em volume.
Vejam que nos gráficos vemos a mudança de importância das categorias quando comparamos março a maio contra junho a agosto.
A categoria de produtos para as unhas saltou da quarta para a segunda posição.
O que pode ter levado o aumento da importância?
Vejam que no período entra junho a agosto encontramos as publicações sobre o combo de cuidados pessoais onde as mulheres relatam a felicidade de estarem com a unha feita, cabelo hidratado, sobrancelha feita e depilação em dia.
Ainda, as mulheres compartilham que o combo eleva a autoestima de qualquer uma e que é os cuidados são realizados em casa como também há publicações sobre a saudades de ir no salão.
Além do auto cuidado também encontramos as técnicas de alongamento das unhas sendo ele de vidro ou de gel que também envolve o sentimento de saudade já que não conseguiram realizar manutenção.
Por fim as publicações referente a unhas teve um um pico de menções sobre o meme da cabedeleira leila no final de julho, que dizia “Cabeleireira Leila: cabelos, unhas, hidratação”.
Considerações
As análise temporais são relevantes para entender as peculiaridades do período em questão. Portanto, é relevante analisar as conversas que ocorrem com o publico de interesse da sua marca para oferecer as melhores ofertas.