Drops do mercado | Setembro 2020
Recentemente foi feito um estudo pelo Grupo Consumoteca, no qual indicava que 55% das pessoas da classe A e 39% da C fizeram algumas pequenas reformas e decorações em suas casas neste período de distanciamento social.
Inclusive, no mês de junho foi feito um drops aqui no blog abordando este mesmo assunto após um estudo feito sobre a nova tendência na quarentena nas vendas de materiais de construções.
Mas o que será que os consumidores estão comentando hoje nas redes sociais sobre seus desejos e planos em reformar suas casas?
Análise inicial
Foi analisado o termo reformas e decoração no período de data de julho até setembro.
No gráfico acima, é possível notar que no fim de julho houve já um aumento nas publicações, subindo 34% o volume de menções no mês de agosto, enquanto que no mês de maio caiu em 20% a importância do termo.
Falando sobre o público, grande parte das publicações foram feitas por mulheres (68%), seguida dos homens (26%) e por fim organizações (6%), onde 68% dessas estavam no Twitter.
Os comentários possuem maior teor positivo, 45%, do que negativo, 22%.
O que estão publicando?
Através dos termos correlacionados conseguimos observar que casa é o termo mais comentado junto aos tópicos de reformas e decoração, em seguida temos o quarto como segunda opção dos publicadores. Dentro desses tópicos parte do público comenta sobre ter projetos já prontos.
Dos cômodos da casa, vemos que banheiro, cozinha e sala também foram mencionados. A parede também foi levada em consideração, para uns como única parte viável de reforma no momento e para outros como inicio de planejamento geral. Outro item que também faz parte são as plantas.
Por fim, tem uma parte das pessoas que se aventuram a dar dicas de como decorar seu lar gastando pouco, de forma rápida e sozinho. Já o Pinterest foi indicado como referência para ideias modernas e confortáveis, até mesmo há pessoas que afirmaram ter feito pequenas reformas por influência do aplicativo.
Algumas marcas foram notadas durante a análise focando nos temas , reformas e decoração, como Magazine Luiza, Americanas, Camicado e Leroy Merlin.
Considerações
Para estar sempre por dentro das necessidades e desejos do público, é essencial utilizar o social listening como estratégia de negócio.