Drops do mercado | Novembro 2020
O ano de 2020 certamente foi bastante positivo para o setor de material de construção.
Segundo um levantamento feito pela Ibre/FGV e da Associação Nacional dos Comerciantes do Material de Construção (Anamanco), 42% dos comerciantes consultados registraram crescimento nas vendas em maio e julho.
Vemos que a temática aqueceu bastante a partir de julho e agosto, onde ambos os meses apresentaram crescimento seguidos, 36% e 23% quando comparado mês a mês e que ainda manteve um patamar elevado de publicações.
Os canais mais utilizados para o compartilhamento das informações são o Twitter, 42% seguido do Facebook 34% e em menor proporção o Youtube 12%.
A temática é mais discutida pelas mulheres com 64% contra 36% os homens.
Pautas
As pautas giram em torno dos cômodos que passaram pela reforma ou simplesmente desejam reformar, onde o quarto apresenta quase três vezes mais publicações que a cozinha, banheiro e sala juntos.
O dinheiro não deixa de ser mencionado já que muitos alegam que querem reformar mas o investimento é bastante alto, ainda mais neste momento que o setor vem apresentando escassez de matéria prima, o que acaba elevando os preços.
Ainda, também encontramos o compartilhamento de vídeos no Youtube apresentando o antes de depois da reforma, canal que também expressa crescimento no volume de publicações sobre o contexto.
Mas não é só de reforma que os consumidores vivem, quando pensam em reforma a decoração já entra em cena e é através dos vídeos compartilhados que os consumidores se inspiram para a sua próxima mudança. (Neste contexto, o Youtube é o principal canal)
Já os principais publicadores utilizam suas páginas no Facebook para anunciarem ofertas e interagirem com os seu clientes, são eles:
Considerações
Através do social listening conseguimos identificar as tendências que giram em torno dos consumidores população, portanto, ter uma visão sobre as necessidades dos consumidores acaba sendo relevante para o planejamento dos varejistas além de permitir monitorar o movimentos dos seus competidores.