Drops do mercado | Julho 2020

A consultoria Bain identificou três tendencias que define o momento que a população está enfrentando diante da pandemia e uma delas é o ponto da população estar focada na saúde e bem-estar.

O bem-estar está bastante relacionado a alimentação, que segundo a consultoria Bain, os alimentos frescos foram os grandes cobiçados durante a quarentena.

Portanto para entender o o universo das publicações sobre o contexto procuramos investigar o varejo que comercializa os produtos, como os hortifrútis e varejistas relacionados.

Publicações ao tempo do War-Room STILINGUE

Como os estabelecimentos que vendem produtos alimentares são considerados serviços essenciais eles estavam autorizados a funcionarem durante o isolamento social, portanto, foi um dos motivos do elevado número de publicações em meados de março.

De qualquer forma o volume de publicações durante os bimestres de maio e junho apresentaram mais publicações, uma média de 71% maior que o primeiro bimestre do ano.

Adicionalmente, também identificamos um aumento na publicações dos varejistas sobre as ofertas e novas maneiras de funcionamento, como a a oferta da opção de delivery como veremos a seguir.

Os canais a seguir são os meios que mais publicam:

O Twitter é o principal canal onde acontecem as conversas, em segundo lugar, o Facebook e o Instagram.

Os perfis que publicam estão bem equilibrados, porém mulheres saem na frente com 50% das publicações, os homens com 43% e por últimos as organizações com 7%.

Mas o que estão publicando?

Período: 01/mar a 19/jul
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Conforme havia comentado o método compra através do delivery surge com uma opção para os consumidores.

E é possível ver como é um benefício para os consumidores

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

E ainda a preocupação com a saúde é visto através das publicações, ao se preocuparem com a qualidade do alimento que estão comprando.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Além da conveniência do estabelecimento estar próximo de casa seja um fator relevante para frequentar.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Por fim como vemos um aumento na demanda pelo tipo de alimento, alguns consumidores enfrentam dificuldade para selecionar os itens, portanto, fornecer informações durante a compra facilitaria o momento.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Por último quando analisamos o contexto apenas das marcas, ou seja, dos varejistas conseguimos capturar:

  • Tendencia dos dias que são mais que mais ofertam os produtos, como terça e quarta feira.
  • O estabelecimento, além de ofertas verduras e legumes, também oferece serviço de açougue e padaria.

As principais marcas publicadoras são:

Considerações

Portanto vemos oportunidades para as marcas se aproximarem dos consumidores através de:

  • Abertura de novas lojas oferecendo opções próximo as residencias
  • Criar comunicação no ponto de venda ensinando como selecionar o produto e também os benefícios de consumir o mesmo.
  • E por último as marcas estarem por dentro do movimento dos consumidores os auxiliam no calendário de comunicações para assim impactar o cliente no momento adequado.
Author

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.