O dia do consumidor acontece no dia 15 de março. Chamada por muitos como “Black Friday do primeiro semestre”, as expectativas deste ano recaem novamente para a venda online.

Conforme uma previsão da Ebit Nielsen, as vendas online vão crescer 26%, e podem atingir um faturamento de R$ 110 bilhões.

Imagem 1: Gráfico de Evolução no Tempo do Radar STILINGUE

Quando analisamos o cenário digital, nos últimos 30 dias, foram mais de 10 mil referências à data.

Neste ano, o assunto começou a se aquecer na voz do público a partir do último dia 6, atingindo o maior pico até o momento em 8.

Nas redes sociais, o principal público ativo sobre o tema são mulheres (64%), seguidos por 25% de homens.

Abaixo separamos alguns insights relacionados ao Dia do Consumidor e às principais marcas do varejo brasileiro.

Confira!

Top 5 marcas do varejo

As cinco marcas mais citadas até o momento foram:

  1. Amazon (41%)
  2. Mercado Livre (9%)
  3. Submarino (5%)
  4. Magalu (3%)
  5. Riachuelo (2%)

Top 5 produtos mais citados

Enquanto isso, as categorias mais mencionadas destacaram:

  1. Livro (23%)
  2. Celular (3%)
  3. Casa e Decor (2%)
  4. TV (1,6%)
  5. Medicamentos (1%)
Imagem 2: Gráfico de Matriz Comparativa do War-Room STILINGUE

Amazon

Imagem 3: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Até o momento, destaque para a semana do consumidor articulada pela Amazon

A marca é responsável por 41% do volume relacionando marcas do varejo com o Dia do Consumidor.

Com forte atuação de influenciadores tais como Livraria em Casa e Be!Tech, a marca conseguiu reforçar a campanha com descontos e fretes grátis em produtos exclusivos. 

O programa de assinatura Kindle Unlimited bem como o leitor Kindle recebem atenção nas redes.

Atualmente, é a marca mais relacionada à “frete”.

Mercado Livre

Enquanto isso, a marca Mercado Livre traz entre as 3 categorias mais citadas: atendimento (22%), tempo de entrega (8%) e formas de pagamento (6%).

Entre os produtos mais lembrados estão Celulares (4%), Notebooks e Acessórios (1%) e Casa e Decoração (1%).

Submarino

Representando apenas 5% das menções sobre o dia do consumidor, a submarino recebe destaque pela variação de categorias de produtos vinculados ao site: celulares (9%), livros, (7%), higiene pessoal (4%) e utensílios domésticos (4%).

Riachuelo

Para a Riachuelo, os destaque de produtos para o dia foram:

  • Roupas (6%), 
  • Celular (2%), 
  • Casa e Decoração (2%), 
  • Sapatos (1%), 
  • Acessórios (1%).

Percebe-se ainda que o volume de referências ao site da Riachuelo foi 2 vezes maior do que menções ao aplicativo da marca.

Americanas.com

O aplicativo da Americanas foi o mais mencionado do período – indicando 12% de todo volume total sobre a marca.

Celular (5%), Eletroportáteis (4%), TV (3%) e Eletrodomésticos (2%) foram as categorias mais mencionadas até o momento.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário