Drops do mercado | Agosto 2020
No último mês a Stilingue analisou o desejo dos consumidores de comprar ou de consumir as mais diversas categorias de mercado.
Dentre as mais desejadas podemos encontrar os alimentos, roupa e viagem .
Ainda, podemos encontrar algumas mudanças de interesse das categorias ao longo do dias.
Como foi o desejo de compra dos consumidores no último mês?
Com mais de dois milhões de comentários analisados diante do desejo, o canal Twitter é o principal concentrando 96% das publicações.
Quem externaliza mais são as mulheres com 68% e os outros 32% os homens.
Os principais termos utilizados pelos consumidores para expor o seu desejo são:
- “Eu só queria”- 84%
- “Quero comprar” – 9%
- “Preciso comprar” – 6%
Agora, quais são as categorias?
Através das publicações encontramos um possível desejo maior para alimentos (16,9%) e roupas( 16,6%), ambos apresentando importância maior que o restante, como viagem e
Porém quando analisamos o ranking dia a dia durante o mês podemos identificar algumas mudanças na relevância de cada categoria.
Vejam que o gráfico nos ajuda a entender a sazonalidade das categorias analisadas, roupa e livros aparecem mais vezes e a categoria de celular ganhando relevância nos últimos dias devido ao evento de lançamento da Samsung que anunciou o novo Galaxy Note 20.
A seguir um detalhe maior da principal categoria.
Alimentos
A categoria de alimento apresenta relevância não só através dos dados coletados, como também é uma das categorias mais compradas nos supermercados nos meses de abril e maio, segundo dado divulgado pela Dotz. Os principais itens estão ligados à tendência de cozinhar em casa que são creme de leite, fermento, massa fresca e azeite.
Portanto, através da análise, os principais itens com maior desejo de consumo são:
- Chocolate
- Pizza
- Churrasco
- Bolo
- Brigadeiro
- Bolo De Chocolate
- Brownie
- Bolo De Pote
- Pipoca
- Açaí
Ainda vale lembrar que cerveja (53%) e vinho (24%) são as bebidas que mais aparecem com mais recorrência no contexto da alimentação, seguidos de Coca-cola (marca ou categoria refrigerante) e chocolate quente, ambos com 6% de importância.
Considerações
Ao analisar as publicações dos consumidores através do seu desejo de compra ou consumo é possível entender a sazonalidade da categoria em questão.
Por fim o monitoramento da categoria suporta no atendimento ao consumidor para interagir com o mesmo para possíveis promoções e comunicações direcionadas para as suas necessidades.