Drops do mercado | Maio 2020

No contexto de compra online o aplicativo virou um aliado do consumidor para acessar de forma mais rápida a loja de interesse. As publicações que envolvem o uso do aplicativo cresceram 84% em março contra o mês de fevereiro. Quais são as maiores temáticas que podemos encontrar?

Gráfico Matriz Comparativa no War-Room STILINGUE.
Período: 01/03 a 27/05

Nas publicações que contemplam aplicativo, no eixo vertical, podemos ver que reclamação e preço aparecem em evidência, com 28% e 22% de relevância respectivamente. E as marcas Magazine Luiza 41% e Mercado Livre 30% com maior representatividade.

Reclamações

Termo: Reclamações | Período: 01/03 a 25/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

Em reclamação podemos encontrar situações que ocorrem durante o uso do aplicativo como erro (pode conter ironia), atendimento, forma de pagamento e até comentários sobre propaganda enganosa.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Preço

Termo: Preço | Período: 01/03 a 25/05
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

E o preço acaba surgindo em publicações que mencionam o custo do frete, e também a diferença que existe entre o preço do site e do aplicativo gerando descontentamento para quem está buscando o produto, mas por outro lado temos elogios pela rapidez na entrega e o bom preço do produto.

Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: As reclamações dos consumidores tem um peso bem relevante diante das compras online e a mídia social acaba sendo um dos principais meio de protesto diante de um problema enfrentado durante o processo de compra. A falta de engajamento com o consumidor nas mídias sociais poderia causar um impacto nas vendas já que ele pode deixar de comprar a sua marca.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

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