Drops do mercado | Maio 2020
No contexto de compra online o aplicativo virou um aliado do consumidor para acessar de forma mais rápida a loja de interesse. As publicações que envolvem o uso do aplicativo cresceram 84% em março contra o mês de fevereiro. Quais são as maiores temáticas que podemos encontrar?
Período: 01/03 a 27/05
Nas publicações que contemplam aplicativo, no eixo vertical, podemos ver que reclamação e preço aparecem em evidência, com 28% e 22% de relevância respectivamente. E as marcas Magazine Luiza 41% e Mercado Livre 30% com maior representatividade.
Reclamações
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões
Em reclamação podemos encontrar situações que ocorrem durante o uso do aplicativo como erro (pode conter ironia), atendimento, forma de pagamento e até comentários sobre propaganda enganosa.
Preço
Gráfico de termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões
E o preço acaba surgindo em publicações que mencionam o custo do frete, e também a diferença que existe entre o preço do site e do aplicativo gerando descontentamento para quem está buscando o produto, mas por outro lado temos elogios pela rapidez na entrega e o bom preço do produto.
Considerações: As reclamações dos consumidores tem um peso bem relevante diante das compras online e a mídia social acaba sendo um dos principais meio de protesto diante de um problema enfrentado durante o processo de compra. A falta de engajamento com o consumidor nas mídias sociais poderia causar um impacto nas vendas já que ele pode deixar de comprar a sua marca.