De acordo com a empresa de inteligência de mercado, Compre & Confie o faturamento do setor de notebooks entre os meses de março e junho de2020 teve um crescimento de de 85,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Partindo do principio desse aumento no faturamento e levando em consideração o momento que as pessoas estão trabalhando e estudando de casa, o que elas estão falando sobre notebooks nas redes sociais.

Termos no tempo do War-Room STILINGUE
Termos no tempo do War-Room STILINGUE

Apesar dos últimos 30 dias seguir um equilíbrio de menções diárias, é possível notar alguns picos no gráfico como no do dia, 27 de novembro e nos dias 7 e 8 de dezembro.

O dia 27 de novembro, recebeu cerca de 71% a mais de menções que o dia seguinte (28). Tudo se deu devido ao final de semana da Black Friday, onde grande parte das menções foram realizadas no Twitter (75%) e em sua maioria com teor positivo (35%).

Por fim, no dia 7 e 8 de dezembro que ganhou 50% mais menções que o dia seguinte (9), os internautas compartilharam opiniões, dicas e reclamações de marcas diversas de notebooks. O Twitter seguiu como principal canal (71%), seguido do Youtube (25%).

Canais e Perfis

Durante os 30 dias analisados sobre o que os internautas estavam falando sobre “notebooks”, o canal mais utilizado foi o Twitter (61%), seguido do Youtube (31%). Ao mesmo tempo que o gênero com mais publicações foram os homens (56%), em segundo as mulheres (42%), por fim organizações (2%).

Pautas

Termos correlacionados do War-Room STILINGUE
Termos correlacionados do War-Room STILINGUE

A principio, foi visto que os internautas compartilharam a dificuldade em usar os notebooks, seja em abrir mais de uma aba e o computador travar ou a dobradiça da tela quebrar com pouco tempo de uso.

Assim como também foi identificado publicações sobre qual marca comprar, fazendo comparações de grandes marcas de notebooks. Além de sugestões de acessórios como fones de ouvido e mouses.

O público também compartilhou com impaciência a demora do computador comprado chegar em suas casas, resultando em questionamentos nas redes sociais para as lojas. Do mesmo modo, que falaram do tempo para a assistência de algumas marcas consertarem os computadores.

Por fim, vale ressaltar que o preço sempre entra em questão quando internautas discutem qual vale mais a pena comprar e onde comprar. Há até aqueles que mencionam a dúvida entre comprar um computador ou um celular por ter preços equivalentes.

As marcas mencionadas foram: Dell, Lenovo, Samsung, Acer e Apple.

Considerações

Em conclusão, monitorar as redes sociais possibilita as marcas observar e identificar conversas importantes para o andamento e melhoria do seu negócio.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário