Drops do mercado | Janeiro 2021
O ano de 2021 chegou e com ele a esperança da vacinação da população brasileira contra o COVID-19.
Só nos últimos 30 dias tivemos mais de 900 mil publicações sobre a temática, um crescimento de 103%, contra os 30 dias anteriores, ao passo que vemos a vacina cada vez mais concreta para a população.
As vacinas que estão em pauta foram as que já estão sendo utilizadas em outros países ou que estão em fase de testes, como por exemplo a vacina Coronavac que a mais citada dentre a sociedade brasileira.
Coronavac → 72,1%
BioNTech-Pfizer → 13,8%
AstraZeneca → 8,9%
Moderna → 3,0%
Sputnik V → 1,8%
Covaxin → 0,3%
Pautas
Como vimos que a Coronavac é a mais citada dentre as vacinas atuais, podemos identificar que ela também é chamada de vacina chinesa ou vacina do Butantan, o instituto responsável pela produção da mesma no país.
Ainda, vemos que a sociedade discute se ira tomar ou não a vacina, onde a maioria estaria a favor, 61% enquanto que 39% se declaram contra.
E quando analisamos o universo sobre a Coronavac, vemos um aumento pela intenção em tomar a vacina de 68% e 32% estariam contra, alegando que preferem tomar as outras vacinas disponíveis, como da Pfizer ou Oxford.
Por fim, a discussão sobre a intenção de tomar a vacina chinesa foi atenuada após a liberação da eficácia da vacina, presente em pelo menos 15% das publicações, que de certa forma gerou confusão para a sociedade, sendo a eficácia final da vacina de 50,34%, mais baixo do que os 78% divulgado incialmente, mas dentro do mínimo requisitado pela OMS (50%).
Considerações
Com o monitoramento do sentimento da população diante de um cenário tão delicado, o monitoramento auxilia as empresas a criar pautas de comunicação que pautem a informações técnicas sobre a vacinação mais acessíveis para a sociedade.