O mundo dos negócios devem estar cada vez mais antenados no mundo virtual. É nele onde os consumidores cada vez mais procuram produtos e serviços, comparam preços, buscam descontos e avaliações de outros usuários que usaram um determinado produto ou serviço, elogiam ou criticam a experiência de compra que tiveram.

Hoje, qualquer empresa que deseja se manter no mercado sabe que é essencial criar boas estratégias para cada ponto de contato com os potenciais clientes. Nesse contexto, é cada vez mais importante desenvolver uma ótima gestão de comunidade (também conhecido pela expressão inglesa “Community management”).

Essa gestão se refere ao processo de construir uma comunidade entre consumidores, colaboradores e fornecedores de uma empresa a partir de diferentes tipos de interação. A ideia é que a marca crie uma rede que permita a esses diferentes atores se conectar, compartilhar informações, trocar conhecimentos tanto no meio digital como no virtual. A gestão de comunidade é capaz de transformar clientes em defensores da marca.

Vantagens

Uma comunidade é definida como um grupo de indivíduos conectados entre si e engajados em torno de um objetivo ou interesse comum. A manutenção e o fortalecimento de uma comunidade dependem diretamente do vínculo nutrido entre seus membros. 

Por isso, o papel da marca é ser esse ponto de conexão dentro de sua comunidade. E é para isso que existe o Marketing de Comunidade, que busca estreitar os laços entre as pessoas que consomem seus produtos e serviços, monitorando suas necessidades, expectativas e sentimentos sobre a empresa.

Alguma das principais vantagens da gestão de comunidade são: estreitar os vínculos com os consumidores e conseguir avaliações sobre os seus produtos, serviços e atendimento; compreender quais são as expectativas, desejos e necessidades deles;  oferecer um suporte rápido e personalizado para os consumidores e seguidores assim que eles precisarem; divulgar a marca para novos públicos; aumentar as interações, conversões e vendas; compreender o que motiva o público a permanecer engajado ou não, o que é visto por ele como positivo e negativo.

Os impactos de desenvolver uma boa gestão de comunidade já são reconhecidos por empresas em todo o mundo. O estudo “The 2021 Community Industry Report”, feito pela CMX, entrevistou 528 community managers de 42 países diferentes e constatou que 86% das empresas avaliam que a gestão de comunidade é essencial para o sucesso do seu negócio.

STILINGUE 

A STILINGUE é uma plataforma multicanal que utiliza Inteligência Artificial (IA) para monitorar as reações, comentários, curtidas, compartilhamentos, palavras-chave, termos mais relevantes utilizados pelos consumidores para falar de uma marca.

A nossa plataforma realiza uma gestão multicanal, classifica de forma automática as interações com os consumidores em tempo real e produz relatórios de performance para ajudar a sua equipe a analisar de forma aprofundada a fim de obter insights relevantes para o negócio e aproveitar oportunidades.

Com liberdade e autonomia para definir o que precisa monitorar, você pode fazer uma boa gestão de comunidade, reconhecendo o que é relevante para consumidores, colaboradores e fornecedores da sua empresa. Isso é essencial para manter a sua marca relevante para o público a partir de conversas ativas em que a empresa está aberta para identificar as percepções deles sobre a marca e trabalhar a partir delas.

Confira o nosso site e fale com nossos consultores para entender como a STILINGUE pode profissionalizar a sua gestão de comunidade, centralizando tudo em uma só plataforma de modo organizado e estruturado para agilizar o trabalho da equipe!