Um negócio de sucesso é feito de muitos fatores. Além de produzir produtos e/ou serviços com um ótimo custo-benefício, é preciso garantir um ótimo atendimento aos clientes, criar ótimas estratégias de operação, logística e marketing, manter uma boa estrutura física e digital, criar ou antecipar tendências, entre outros fatores.

Um elemento que não costuma ser tão lembrado quando o sucesso de uma empresa é analisado é a capacidade dela monitorar os seus concorrentes. Não importa qual é o porte da companhia: monitorar a concorrência é fundamental para compreender como as principais empresas do seu segmento reagem às crises, aproveitam oportunidades, quais são seus aspectos fortes e fracos. 

Uma vez que esses dados são levantados, a companhia em questão pode compará-los com os seus processos internos e identificar quais aspectos precisam ser melhorados ou transformados. Isso é fundamental para direcionar a sua estratégia competitiva, reconhecer oportunidades ou riscos com agilidade.

Social Listening

Ao reconhecer a importância do monitoramento da concorrência, uma pergunta comum é: como fazê-la? Existe um processo fundamental para fazê-lo da forma correta com ênfase nas mídias sociais: Social Listening.

Esse processo consiste em identificar e organizar comentários e conversas relevantes sobre uma marca em diferentes ambientes digitais, a partir de palavras-chave, temas e conversas. 

O Social Listening aprofunda a visão de uma empresa sobre o que está sendo dito sobre ela não só em redes sociais, mas também em sites, blogs, entre outros exemplos. O Social Listening também levanta informações e analisa como está o posicionamento da empresa, como os seus lançamentos e posicionamentos têm sido percebidos pelo público e que repercussões isso gerou.

Vantagens

A partir de informações relevantes e em profundidade, é possível ampliar as possibilidades de criação de conteúdos autênticos e personalizados que são capazes de se conectar com o público e permanecer relevantes para o mercado. 

Ao perceber como os clientes estão avaliando o atendimento e os produtos/serviços  dos concorrentes, uma empresa pode identificar o que precisa ser melhorado em seu produto/serviço, quais são as expectativas dos clientes e que movimentos podem favorecer o seu negócio em seu segmento de atuação.

O Social Listening também é fundamental para a gestão de crises e de reputação. A empresa que desenvolve essa escuta ganha velocidade de ação e identifica rapidamente as narrativas classificadas automaticamente como negativas, quais foram os temas e palavras mais citadas. 

Tudo isso deve ser feito de forma centralizada, de preferência em uma só plataforma, a fim de evitar o risco de perder informações. Isso é essencial especialmente no monitoramento de redes sociais, que reúnem uma quantidade enorme de pessoas e reproduzem mensagens em um período de tempo muito curto. O elemento central para lidar com uma crise é que a empresa precisa ser a primeira a saber o que está sendo dito e como agir.

Avalie os resultados de suas campanhas analisando as métricas, percepções, temas e sentimento, já classificados pelo nosso motor de Inteligência Artificial para identificar como sua campanha foi percebida. Importante para tomada de decisão, potencializar alocação de orçamento, segmentos e mensagem cada vez mais assertivos.

As informações levantadas pelo Social Listening também são estratégicas para a gestão de campanhas de marketing, pois permite avaliar os resultados de cada campanha analisando métricas, sentimentos e temas mais comuns para identificar qual foi a percepção do público. Isso permite uma tomada de decisão mais assertiva e potencializa a alocação do orçamento em futuras campanhas.

A STILINGUE é uma plataforma multicanal que usa Inteligência Artificial (IA) para monitorar, coletar e organizar informações sobre o que está sendo falado sobre uma empresa nas redes. 

Com filtros globais, nós permitimos até 5.8  trilhões de combinações de dados, permitindo a realização de análises mais complexas e aprofundadas sobre a concorrência. Fale conosco para compreender como podemos melhorar o seu monitoramento da concorrência e, assim, garantir um diferencial competitivo relevante para o seu negócio!

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