Drops do mercado | Julho 2020

No dia 18 de junho a Medida Provisória sobre as transmissões dos jogos de futebol foi editada pelo presidente, definindo que o clube mandante passa a ter direito exclusivo a vender a exibição da imagem da partida, seja para uma emissora ou para uma plataforma digital.

De acordo com isso, analisamos o que se estava falando nas redes sociais sobre essas novas regras de transmissões. O que os torcedores acharam e o que os portais debateram sobre.

Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE Entretenimento| Transmissão dos Jogos
Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE

No gráfico acima é possível identificar que pouco se falava sobre as transmissões dos jogos durante a quarentena devido a sua paralisação, porém assim que retornou o esporte, nota-se que de maio para junho houve um aumento de 380% no volume de publicações sobre o assunto, além disso, comparando o mês inteiro de junho com o início de julho houve um aumento de 32% nas redes sociais sobre as transmissões.

O primeiro grande pico de volumetria se deu no dia 18 de junho: a alteração das regras da MP em relação ao direito de imagem dos clubes foi bastante debatido nas redes sociais, principalmente no Twitter (67%).

O segundo pico ocorreu no dia 2 de julho: os fanáticos por futebol comentaram o pronunciamento da Globo em não transmitir o Campeonato Carioca. Por outro lado, o Flamengo foi bastante comentado nesse dia pelo sucesso de acessos na transmissão do jogo feito pelo canal do time no Youtube (FlaTV) .

Onde e quem está falando?

Primeiramente, verificando as redes no qual os internautas andam publicando sobre o assunto, percebemos que o Twitter é o mais utilizado (51%) , seguido de Portais (23%) e do Facebook (10%).

Gráfico 02: Representatividade na internet do Radar STILINGUE Entretenimento| Transmissão dos Jogos
Gráfico 02: Representatividade na internet do Radar STILINGUE

Em relação ao gênero, o masculino se sobrepõe com 48% das publicações, seguido de Organizações com 43%, já o gênero feminino aparece responsável por apenas 9% das menções a esse assunto.

Gráfico 03: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE Entretenimento| Transmissão dos Jogos
Gráfico 03: Distribuição por gênero do Radar STILINGUE

Em suma, dos principais publicadores aparece alguns canais dedicados ao esporte como ESPN Brasil e Fox Sports Brasil já outros dedicados aos times que comentaram sobre a narrativa de transmissão, como: Flamengo e Botafogo.

Gráfico 04: Principais Publicadores do Radar STILINGUE Entretenimento| Transmissão dos Jogos
Gráfico 04: Principais Publicadores do Radar STILINGUE

Termos Correlacionados

Segundo o gráfico abaixo, com o termo “Transmissão do jogo” é possível visualizar algumas palavras que foram mais relacionados ao termo central. Lendo o gráfico e sabendo que o tamanho da bola é relacionado a volumetria de publicações, os nomes mais aparentes são os times Flamengo e Fluminense.

Gráfico 05: Termos correlacionados do Radar STILINGUE Entretenimento| Transmissão dos Jogos
Gráfico 05: Termos correlacionados do Radar STILINGUE

Fla x Flu

Por fim filtrando pelo que estavam falando sobre o Flamengo ou Fluminense, os comentários divergiram entre os torcedores ansiosos pelo jogo, outros comentando sobre a MP e o direito do time mandante em transmitir, outros já começaram a criticar a situação.

Entretenimento| Transmissão dos Jogos

Considerações:

Em síntese, foi notável que os times já estão se preparando para o novo normal, transmitindo seus jogos em seus próprios canais no Youtube como lives. Dando oportunidade para patrocínios pontuais de marcas.

Importante não só para as marcas se prepararem para esse novo modelo de negócio como para os times monitorarem o que os torcedores estão achando dessa nova solução.

Author

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.