Drops do mercado | Setembro 2020

Hoje às 22h, acontece o primeiro jogo das finais da NBA. O confronto será entre o Los Angeles Lakers e o Miami Heat, que foram os vencedores das conferências oeste e leste, respectivamente.

Atrativos para esse jogo não faltarão, o super astro dos Lakers, LeBron James enfrentará sua antiga equipe, pela qual ganhou dois títulos da NBA em 2012 e 2013.

O que identificamos nas redes sociais sobre o evento?

Como vemos nos últimos 30 dias, identificamos picos de publicações sobre a NBA especialmente quando ocorreram os jogos das series de cada liga.

No caso do maior pico foi o jogo que o Lakers venceu o Denver Nuggets no último fim de semana, representando 9% do total de publicações do período.

E hoje, até o momento já conseguimos registrar um volume de 8% das publicações totais.

O principal canal é o Twitter concentrando quase 90% das publicações, seguido do Facebook com 8%

E o público predominantes são os homens com 81% contra 14% das mulheres.

O que estão publicando?

Los Angeles Lakers vs Miami Heat

Quando comparamos a quantidade de publicações dos dois grandes times encontramos que o Lakers possui maior representatividade com 19% contra 6% do Miami Heat no período de 30 dias e a mesma tendência segue para hoje, no primeiro jogo da série.

ESPN vs Band

Também encontramos os torcedores discutindo em qual canal assistir ao jogo e até o momento a disputa está acirrada, ESPN 7% contra 6% da Band. Além de elogiarem a opção de assistir o jogo na TV aberta.

Basquete vs Futebol

Além da NBA também teremos futebol passando na TV dividindo a atenção dos torcedores, onde uns dizem que não estão interessados em futebol e preferem a NBA.

Jogadores

O LeBron James, do Lakers, aparece com bastante relevância dentre os comentários, só nos 30 dias seu nome foi comentado em 8% das publicações contra 1% do Jimmy Butler, do Miami Heat, seu principal oponente.

Ainda, também encontramos os torcedores se aquecendo para o evento de hoje, onde comentam que irão assistir acompanhados de comidas e bebidas como por exemplo, pizza, hambúrguer e a pipoca que surge através do desejo pelo balde que o Cinemark fez em parceria com a NBA.

Por fim este será o primeiro jogo da série de sete e ainda teremos bastante emoção e compartilhamento de sentimento dos torcedores através dos canais.

Considerações

Se o vencedor de hoje será o Lakers ou o Heat não sabemos mas podemos afirmar que não faltaram publicações e engajamento nas redes sociais. Acompanhar esse sentimento pode trazer a oportunidades para as marcas realizarem ativações e comunicações aproveitando o momento.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

Escreva um comentário