Drops do Mercado | Setembro de 2020

Há alguns meses atrás foi feito um drops aqui no Blog sobre o que os internautas estavam achando da Medida Provisória (MP) das transmissões dos jogos no Brasil.

Quase 3 meses depois da alteração da MP sobre as transmissões, decidimos analisar o que os amantes de futebol estavam comentando nas redes sobre esse modo de assistir os jogos.

Análise

No gráfico abaixo é possível notar a oscilação do termo “futebol” nos últimos 3 meses. Do mês de Julho para o mês de Agosto, houve um crescimento de 30% na utilização do termo nas redes sociais.

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

O maior pico de menções se deu no dia 12 de agosto, contendo 8% do volume total do mês, trazendo comentários sobre as quartas de final entre o time francês Paris Saint-Germain (PSG) e o time italiano Atalanta.

Por outro lado, grande parte dos internautas que comentaram sobre o assunto eram homens (64%), seguido de organizações (19%) e mulheres (18%). Já o canal mais utilizado por eles, foi o Twitter concentrando 64% das menções.

Pautas no Futebol

Gráfico 02: termos correlacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 02: termos correlacionados do Radar STILINGUE
Período: 01/07 a 16/09

A princípio, dentre as pautas que envolveram o termo em análise (futebol), notamos alguns torcedores comentando os jogos dos seus times pelas redes sociais, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Grêmio, além de discussões envolvendo os campeonatos que estão acontecendo no momento, como Brasileirão e a Libertadores.

Outro tema bastante lembrado foi o jogador Neymar, que foi alvo de menções devido as quartas de final, que o PSG levou a vitória nos últimos minutos, gerando ansiedade por parte dos torcedores, como também foi mencionado devido a perda da Champions League na final contra o Bayern de Munique.

Por fim, dos principais publicadores sobre o tema estavam o: Fox Sports , UOL esporte e Esporte Interativo.

Considerações

Em conclusão, vale ressaltar a importância do social listening, pois acompanhar o que os internautas estão comentando é essencial, para assim identificar novas oportunidades no mercado.

Autor

Maria Cecília está no último ano da graduação de Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário