Drops do Mercado | Setembro de 2020
Há alguns meses atrás foi feito um drops aqui no Blog sobre o que os internautas estavam achando da Medida Provisória (MP) das transmissões dos jogos no Brasil.
Quase 3 meses depois da alteração da MP sobre as transmissões, decidimos analisar o que os amantes de futebol estavam comentando nas redes sobre esse modo de assistir os jogos.
Análise
No gráfico abaixo é possível notar a oscilação do termo “futebol” nos últimos 3 meses. Do mês de Julho para o mês de Agosto, houve um crescimento de 30% na utilização do termo nas redes sociais.
O maior pico de menções se deu no dia 12 de agosto, contendo 8% do volume total do mês, trazendo comentários sobre as quartas de final entre o time francês Paris Saint-Germain (PSG) e o time italiano Atalanta.
Por outro lado, grande parte dos internautas que comentaram sobre o assunto eram homens (64%), seguido de organizações (19%) e mulheres (18%). Já o canal mais utilizado por eles, foi o Twitter concentrando 64% das menções.
Pautas no Futebol
A princípio, dentre as pautas que envolveram o termo em análise (futebol), notamos alguns torcedores comentando os jogos dos seus times pelas redes sociais, como Corinthians, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Grêmio, além de discussões envolvendo os campeonatos que estão acontecendo no momento, como Brasileirão e a Libertadores.
Outro tema bastante lembrado foi o jogador Neymar, que foi alvo de menções devido as quartas de final, que o PSG levou a vitória nos últimos minutos, gerando ansiedade por parte dos torcedores, como também foi mencionado devido a perda da Champions League na final contra o Bayern de Munique.
Por fim, dos principais publicadores sobre o tema estavam o: Fox Sports , UOL esporte e Esporte Interativo.
Considerações
Em conclusão, vale ressaltar a importância do social listening, pois acompanhar o que os internautas estão comentando é essencial, para assim identificar novas oportunidades no mercado.