Drops do mercado | Agosto 2020

No fim de maio, foi feito um drops sobre o desejo dos internautas em assinar algumas plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney Plus) . Comprovando que o mercado de streaming permanece em alta, recentemente foi divulgado um estudo feito pela Conviva, relatando um aumento de 20% na audiência dessas plataformas.

No dia 13/08, a Disney anunciou que a partir de novembro a Disney+ chegará na América Latina. O CEO inclusive mencionou na entrevista um pouco do que vai ter no catálogo da plataforma.

Lançamento Disney Plus

Com a própria Disney anunciando o lançamento da plataforma na América Latina, a comoção nas redes sociais foi grande, captando quase 21 mil publicações apenas sobre a Disney Plus.

Gráfico 01: evolução no tempo do Radar STILINGUE

Dois dos grandes picos levaram a mesma narrativa como debate nas redes sociais: o catálogo de filmes e séries da plataforma de streaming.

Falando positivamente, alguns relataram o quão ansiosos estavam para o lançamento da Disney + no Brasil, pois iriam poder rever filmes e séries da infância a qualquer momento, outros comentaram que o preço não importa, demonstrando assim o fanatismo pelas empresa. Por fim, o sentimento que resumiu os internautas foi a expectativa para o lançamento.

Imagens retiradas do Radar STILINGUE
Imagens retiradas do Radar STILINGUE

Em contrapartida, muitos discutiram a preocupação no bolso por causa de mais uma streaming no mercado.

Outra grande narrativa foi a discussão da cobrança para assistir o lançamento do filme Mulan pela plataforma, mesmo para quem já é assinante, pois devido a quarentena o lançamento teve que ser adiado já que os cinemas estavam fechados.

Imagens retiradas do Radar STILINGUE

Dados

Dos canais, o mais usado pelo público foi o Twitter, responsável por 89% das publicações, seguido do Facebook com apenas 4%.

Gráfico 02:  representatividade na internet do Radar STILINGUE
Gráfico 02: representatividade na internet do Radar STILINGUE

Em relação ao perfil do publicadores, foi bem equilibrado. O gênero masculino foi dono de 51% das menções, já o feminino por 45%, sendo os 4% restantes de organizações.

Pautas

Gráfico 03: termos correlacionados do Radar STILINGUE
Gráfico 03: termos correlacionados do Radar STILINGUE

Dentre as principais publicações, as pautas tinham como foco o catálogo da Disney Plus. Como, filmes e séries da Disney, Marvel e Pixar, e ainda, o lançamento de Mulan e o novo projeto da Beyoncé.

Os principais publicadores foram: Hugo Gloss, Omelete e Instacinefilos.

Além disso, foi inevitável a comparação pelos internautas entre a plataforma da Disney com os seus concorrentes (Amazon Prime e Netflix), avaliando a disponibilidade dos filmes, preços de assinatura e funcionalidade.

Considerações

É essencial que as marcas monitorem as redes sociais, pois assim permanecem por dentro do que os consumidores falam sobre sua marca, seus produtos e seus concorrentes.

Autor

Maria Cecília, formada em Publicidade e Propaganda. Começou a carreira em 2019 sendo trainee na área de Customer Success, hoje atua na área de Marketing. Foi intercambista durante 6 meses na Universidade Europea Miguel de Cervantes, na cidade de Valladolid, Espanha. Tem facilidade com organização e trabalhar em equipe. Participou de projetos como o monitoramento em real time do Teleton 2019.

Escreva um comentário