Drops do mercado | Agosto 2020
No fim de maio, foi feito um drops sobre o desejo dos internautas em assinar algumas plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Disney Plus) . Comprovando que o mercado de streaming permanece em alta, recentemente foi divulgado um estudo feito pela Conviva, relatando um aumento de 20% na audiência dessas plataformas.
No dia 13/08, a Disney anunciou que a partir de novembro a Disney+ chegará na América Latina. O CEO inclusive mencionou na entrevista um pouco do que vai ter no catálogo da plataforma.
Lançamento Disney Plus
Com a própria Disney anunciando o lançamento da plataforma na América Latina, a comoção nas redes sociais foi grande, captando quase 21 mil publicações apenas sobre a Disney Plus.
Dois dos grandes picos levaram a mesma narrativa como debate nas redes sociais: o catálogo de filmes e séries da plataforma de streaming.
Falando positivamente, alguns relataram o quão ansiosos estavam para o lançamento da Disney + no Brasil, pois iriam poder rever filmes e séries da infância a qualquer momento, outros comentaram que o preço não importa, demonstrando assim o fanatismo pelas empresa. Por fim, o sentimento que resumiu os internautas foi a expectativa para o lançamento.
Em contrapartida, muitos discutiram a preocupação no bolso por causa de mais uma streaming no mercado.
Outra grande narrativa foi a discussão da cobrança para assistir o lançamento do filme Mulan pela plataforma, mesmo para quem já é assinante, pois devido a quarentena o lançamento teve que ser adiado já que os cinemas estavam fechados.
Dados
Dos canais, o mais usado pelo público foi o Twitter, responsável por 89% das publicações, seguido do Facebook com apenas 4%.
Em relação ao perfil do publicadores, foi bem equilibrado. O gênero masculino foi dono de 51% das menções, já o feminino por 45%, sendo os 4% restantes de organizações.
Pautas
Dentre as principais publicações, as pautas tinham como foco o catálogo da Disney Plus. Como, filmes e séries da Disney, Marvel e Pixar, e ainda, o lançamento de Mulan e o novo projeto da Beyoncé.
Os principais publicadores foram: Hugo Gloss, Omelete e Instacinefilos.
Além disso, foi inevitável a comparação pelos internautas entre a plataforma da Disney com os seus concorrentes (Amazon Prime e Netflix), avaliando a disponibilidade dos filmes, preços de assinatura e funcionalidade.
Considerações
É essencial que as marcas monitorem as redes sociais, pois assim permanecem por dentro do que os consumidores falam sobre sua marca, seus produtos e seus concorrentes.