Drops do mercado | Julho 2020
A Verizon comunicou que houve um aumento impressionante de 75% no uso de videogames, além disso a Steam empresa de software também relatou um recorde de 20 milhões de jogadores logados na plataforma.
E devido a essa oportunidade no mundo dos games, decidimos analisar o que os internautas estavam falando sobre a compra de games nas redes sociais.
Nota-se que o termo não sofreu uma oscilação na volumetria, entre início de março até início de junho, porém obteve dois grandes picos de publicações: no dia 18 de junho e 19 de junho voltado para o lançamento do jogo The Last Of Us Part II.
Os comentários divergem entre a vontade comprar logo a continuação do jogo, grande parte também comentou sobre as lives de gamers do lançamento, enquanto alguns postaram sobre o alto preço de venda.
Onde estão falando?
Segundo o gráfico acima, 70% do publicadores utilizaram o twitter para comentar sobre seus desejos sobre a compra de jogos, em seguida nos comentários do Facebook com 11% e em terceiro com 9% foi comentários em artigos.
Sobre o gênero dos internautas, 70% é do gênero masculino, em seguida do feminino com 30%. Enquanto os dispositivos usados, o celular / tablet dispara com 78% e em seguida o uso dos computadores com 22%.
Além do termo “jogo” estar em grande destaque, as palavras que acompanham são diversas. O jogo “The Last Of Us” foi bastante comentado, assim como os consoles X Box e Play Station.
Algumas pessoas publicaram não possuir dinheiro suficiente para comprar esses jogos, enquanto outros recorreram a mãe ou ao pai para ajuda financeiramente na compra. O desejo da compra é bastante aparente entre as publicações.
Em relação ao termo “Steam“, os jogadores comentam sobre o preço estarem mais acessíveis em comparação a outras lojas e sobre as promoções dentro da plataforma.
O tema “gameplay” também ficou aparante entre os termos. Muitos elogios a esse método foram encontrados nas redes, o público até comentou ficar horas vendo pessoas jogando online e apesar de criticas ao jogo, o gameplay vira até um incentivo para a compra.
Considerações
A escolha de lives por gamers pode ser uma estratégia de bastante visibilidade para a marca e para o produto lançado, sendo assim fundamental o uso do monitoramento para acompanhar a repercussão nas redes sociais. Além das narrativas sobre as expectativas de preço, história e resolução de jogo que os compradores e possíveis compradores estão comentando.