Drops do mercado | Setembro 2020
Hoje, dia 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Sorvete criado pela Associação Brasileiras das Industrias e do Setor de Sorvetes (ABIS) com o objetivo de fomentar as vendas do doce.
E como não poderíamos deixar de escutar os consumidores ávidos pelo doce a STILINGUE analisou quem o que estão publicando sobre a data.
Quem?
Os principais publicadores são as mulheres com 46% seguido das organizações e os homens, 28% e 26% respectivamente.
Dentre as organizações conseguimos separar os setores, como varejistas, marcas e estabelecimentos anunciando promoção dos itens.
- Varejistas: Carrefour Brasil, Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, Prezunic e DIA Supermercados
- Marcas de doces: M&M’S do Brasil, Snickers, Ben & Jerry’s
- Sorveterias e restaurantes: Bacio di Latte, Outback, Restaurante América
As publicações de forma geral possuem teor positivo, 43% contra 20% negativo e o restantes 37% neutros.
O que estão publicando?
Quando analisamos os termos das publicações, excluindo as organizações, é possível encontrar o desejo de tomar um sorvete através de um relato do consumidor ter ido no supermercado comprar mas encontrou um preço caro e levou um Danone no lugar, deixando a crer que o produto possa ser um possível substituto.
Como também expressam qual marca gostariam de consumir, como o sabor Tablito e o Snickers.
O clima é mencionado pelos consumidores mas não é altamente expressado já que possui uma pequena relevância dentre as publicações, calor 2% e frio 1%.
Além do mais, os sabores não deixam de ser mencionados, o chocolate com maior relevância, 4% enquanto que creme e morango, 2% e 1% respectivamente.
Mas o sorvete não fica sozinho na disputa, também encontramos o açaí, que ora é sabor ora é um substituto, surgindo com 2% das publicações contendo sorvete.
Ainda, dado ao momento atual com o aumento da relevância do delivery conseguimos identificar o iFood que hoje está atuando em parceria com sorveterias assim como as receitas são compartilhadas.
Por último, mas não o menos importante, a marca de sorvete que aparece dentre as publicações, Kibon com 12%, lembrado pelos seus potes que são utilizados para congelar alimentos em casa, como o feijão como vemos a #Naoerasorvete.
Considerações
O Dia Nacional do Sorvete trás diversas faces do evento, desde desejo do consumidor expressado abertamente qual marca e tipo gostaria de consumidor, como as publicações das marcas promovendo seus produtos.
E pela leitura das publicações nos canais digitais, as marcas conseguem interagir com seus consumidores podendo até liberar descontos para o consumo da sua marca, uma forma de se aproximar do cliente assim como colocar ele no centro.