Drops do mercado | Novembro 2020

Com um pouco mais de 40 dias para terminar o ano e para celebrarmos o Natal e o Ano Novo, decidimos analisar o que estão publicando sobre os alimentos e bebidas dos eventos.

Publicações

Publicações no tempo do War-Room da STILINGUE

As publicações sobre o contexto nos últimos 30 dias apresenta três vezes mais citações do que os 30 dias que antecedem o período analisado.

Ainda, o canal que mais concentra as publicações é o Instagram com 36% seguido do Youtube 33%, logo o canal Twitter 24% e por último o Facebook 7%.

O publico feminino representa a maior parte das publicações (64% contra 26% dos homens) e em menor proporção as organizações concentrando apenas 10%.

Pautas

Número de publicações por temas

As publicações em torno do contexto estão mais voltadas para o compartilhamento de receitas sendo o Youtube o principal canal que contempla em sua maioria as sobremesas.

Dentre as sobremesas conseguirmos ver receitas dos clássicos panetones e chocotones como também o desejo dos consumidores pelas marcas como Kopenhagen, Cacau Show e Lindt.

Nos pratos salgados as dicas de preparo ganham espaço como também publicações de pequenos empreendedores informando a opção de encomenda para a ceia.

Em bebidas, o que chama atenção no período analisado, é o café relacionado a campanha de Natal da marca Starbucks onde vemos o desejo dos consumidores em comprar o café como também o desejo de tirar uma foto do copo especial da data.

Considerações

Com a proximidade da data é importante as marcas se preparem com antecedência para conseguirem monitorarem os desejos de compra e necessidade dos consumidores a fim de direcionar melhor as promoções disponíveis.

Para isso o nosso time de Education preparou um guia de como monitorar as datas sazonais através do Social Listening.

Para esta análise, utilizamos o painel pré-configurado Trends – Práticas Alimentares da STILINGUE. Se você se interessou e quer mais informações sobre como utilizá-lo para atingir objetivos de negócio da sua marca, entre em contato com nosso time de especialistas em https://stilingue.com.br/ ou com nosso time de Customer Success.

Autor

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.

Escreva um comentário