Drops do Mercado | Julho 2020
O setor automotivo foi um dos mais prejudicados na pandemia, mas os profissionais desse meio estão prevendo tendências para a pós pandemia, onde os jovens que não pretendiam comprar um carro, podem eventualmente ter esse desejo devido ao receio de aglomerações em transporte público.
Uma pesquisa feita pelo Anfavea no final de maio relatou que 89% dos entrevistados ainda planejam a aquisição de um carro em 2020. Dentro desse mesmo grupo, 64% dizem ter precisado prorrogar a compra por conta da pandemia.
Devido a essa revisão de tendência, já que grande parte dos jovens utilizam as redes sociais, decidimos analisar o que eles comentam sobre esses meios de transporte (carro ou moto).
Dados
Monitorando o termo carro, moto e alguns complementos, foi possível notar que de maio para junho houve um crescimento de 13% nas publicações, já do mês de junho para julho a volumetria das menções aumentaram um pouco mais para 16%.
Entre maio e julho as publicações estavam equilibradas, sem conter uma oscilação discrepante.
Carro e Moto
O canal mais utilizado pelo público foi o Twitter com 68%, seguido do Facebook (16%), por fim Youtube (5%). Em seguida, monitorando o gênero do público percebemos o equilíbrio entre o Masculino (50%) e Feminino (48%), por fim Organizações com apenas 2%.
As narrativas que englobam essa temática estão: Carro novo, Conforto e Segurança. Algumas marcas se sobressaíram no monitoramento, como é possível notar no gráfico acima, dentre elas estão: Honda , Yamaha e Chevrolet.
Já abaixo, estão algumas marcas que publicaram sobre o tema:
Dos comentários mencionados, alguns falam o desejo de comprar carro ou moto, outros relacionam o carro com independência, outros esbanjam felicidade nas redes em realizar ações focadas no meio do transporte, seja consertar ou lavar sozinho.
Entretanto, há vários comentários sobre o quão caro é adquirir esses meios de transportes. Além disso, em prolongar sua vida útil, em consertos ou em mantê-los limpos.
Considerações:
Vale ressaltar que por ser um produto com um custo mais alto, o receio em adquirir carros e motos é grande. Com isso, é importante acompanhar o que os internautas falam sobre o desejo e plano de compra, além da necessidade em manter um relacionamento próximo com esse público por parte da marca.