Hoje, é difícil lembrar como era o mundo antes das redes sociais. Em poucos minutos, é possível ter acesso a uma variedade enorme de comentários, notícias, vídeos, anúncios, memes e outras formas de conteúdo.

Seja para se divertir, comprar, estudar, conversar com outras pessoas, vender, buscar opiniões sobre um determinado assunto ou produto: as redes sociais estão cada vez mais presentes na vida cotidiana.

Uma pesquisa feita pela plataforma CupomValido.com.br sobre p uso dessas redes no mundo aponta que mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais hoje. Isso representa 53,6% da população mundial. No Brasil, esse número chega a 150 milhões.

Os brasileiros são o terceiro povo que mais passa tempo diário nas redes (3 horas e 42 minutos por dia, em média) ficando atrás somente da Filipinas e da Colômbia, respectivamente.

Esses números evidenciam que as redes sociais se tornaram um ponto de contato essencial entre uma empresa e os consumidores. É através delas que se lança um novo produto ou serviço, oferecem-se cupons de desconto, mantém-se a relação com os clientes e se coleta dados relevantes sobre a audiência.

Mas apenas reconhecer a importância das redes sociais não é suficiente. É preciso criar estratégias eficientes para cada rede, reconhecendo quais são os formatos de conteúdos que mais geram repercussões positivas e engajamento, quais são os melhores dias e horários para postar, como monitorar os comentários, curtidas e compartilhamentos e o que fazer a partir deles para melhorar o produto continuamente.

Para acompanhar quais foram os resultados das estratégias criadas para redes sociais, é necessário ter boas métricas ou medidas de desempenho. São elas que permitem a uma equipe analisar se os objetivos foram alcançados e o que é necessário fazer para melhorar os resultados. 

Vale lembrar que cada rede social possui suas particularidades e contam com uma área de análises próprias. Mas existem métricas básicas de análise que são utilizadas na maioria dessas redes. Confira algumas delas a seguir!

Alcance e engajamento

Uma pergunta básica para começar a analisar o desempenho nas redes sociais é: qual foi o alcance da minha postagem? O número de visualizações é importante, mas somente ela não indica como os seus seguidores (ou pessoas que ainda não te seguem, mas entraram em contato com a sua rede por causa dos algoritmos) reagiram a um dos seus conteúdos.

Por isso, junto com o alcance, é preciso mensurar o engajamento do público. Quantas pessoas curtiram, comentaram, taguearam ou compartilharam a sua publicação? Essa métrica te ajuda a ter uma concepção mais ampla da interação entre a marca e o público.

Sentimento

Para aprofundar a análise das redes sociais, é importante reconhecer não só a quantidade de comentários, menções e compartilhamentos, mas a qualidade desse engajamento. Para isso, é fundamental analisar qual é o sentimento em cada interação: é de crítica, de elogio, de dúvida, de recomendação?

Antes de comprar, boa parte dos clientes acessam as redes sociais de uma empresa na busca de comentários e avaliações de outros clientes. Se uma rede social corporativa está repleta de críticas e reclamações e, pior, sem respostas da parte da empresa, isso vai provocar uma péssima impressão no potencial cliente – que pode acabar desistindo da compra, por medo de se frustrar também. Por isso, monitore os sentimentos dos clientes e utilize essa informação para melhorar os aspectos que têm sido alvo de reclamações.

Taxa de Cliques

Ao anunciar em determinada rede social, uma métrica básica é ver o número da taxa de cliques que o anúncio provocou. Essa é uma estratégia de marketing de conteúdo bastante utilizada, na qual as redes sociais direcionam o tráfego para blog posts, por exemplo. 

Essa métrica te ajuda a avaliar se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele. Esses são os primeiros passos que podem culminar na finalização da compra no site ou e-commerce da empresa.

As redes sociais abrem espaço, reúnem dados e trazem novos desafios para empresas de todos os segmentos. Ao permitir uma interação mais direta entre elas e os clientes, essas redes revolucionaram o mundo do marketing e exigem ótimas estratégias para se tornarem em canais eficientes para divulgar e consolidar uma marca.

A STILINGUE é uma plataforma multicanal que utiliza Inteligência Artificial (IA) para coletar, organizar e compreender as opiniões dos clientes em um só lugar e de forma rápida. A nossa plataforma oferece filtros capazes de combinar dados de 5.8 trilhões de formas diferentes, ajudando a equipe de Marketing a produzir análises mais aprofundadas. Fale conosco e entenda como a nossa tecnologia pode profissionalizar a sua gestão e análise de redes sociais.