Você sabe como a visão computacional pode fortalecer ainda mais suas estratégias de marketing?
A visão computacional faz parte da Inteligência Artificial. É a ciência e tecnologia das máquinas que enxergam. Existem diferentes aplicações dentro de visão computacional: reconhecimento, detecção de movimento, restauração de imagens e o reconhecimento de caracteres.
A visão humana é algo complexo e que envolve diferentes processos despertados a partir deste sentido. Fica difícil imaginar como softwares podem simular uma das experiências mais ricas de seres biológicos.
Estima-se que todos os dias, mais 300 milhões de imagens são postadas no Facebook, adicione-se a isso o Instagram que sozinho é responsável por 55,140 fotos compartilhadas por minuto.
Nós somos atraídos naturalmente por conteúdos visuais, seja por preferência ou por ser mais atraente, o fato é que o nosso cérebro processa e absorve muito mais rápido informações visuais.
O STILINGUE Eyes é a revolução da Inteligência Artificial para coleta de textos em imagens. A tecnologia traz ainda mais insights com a amplitude de publicações que não são interpretadas por Processamento de Linguagem Natural padrão.
Em média 8% das publicações das redes sociais são imagens e aproximadamente 60% das imagens coletadas pela STILINGUE, contém algum texto na imagem, que são extraídas e o texto enriquecido, gerando novos termos e narrativas que podem ser exploradas pela ferramenta.
Existem muitas maneiras de explorar a Visão Computacional nas estratégias de marketing. Listamos algumas delas:
- Identificar influenciadores
A partir de textos extraídos na imagem é possível captar momentos e publicações espontâneas de formadores de opinião que não são mapeadas em sua estratégia.
Além de identificar micro influenciadores e assim conquistar uma parcela fiel de lovers para sua marca que não engaja com conteúdos comerciais muito comuns em perfis de grandes influencers.
2. Acompanhar patrocínio e ativações
Muitas marcas investem pesado em participações em eventos esportivos, festivais e muitas outras grandes ações que impactam diretamente no branding e na construção de identidade da marca com o público.
Medir a visibilidade destes investimentos a partir de exposição nas redes sociais e mídias e até mesmo identificar o perfil da audiência que interage com essas imagens podem abrir caminhos para explorar outras ativações e ainda trazer insights para campanhas com apelo on-off.
3. Mitigar crises
Quantas crises começam com o compartilhamento de print de tweets em diversas redes sociais?
Através da visão computacional, com o reconhecimento de texto nas imagens esse conteúdo não passa despercebido. O tom da crítica, horário e até mesmo o perfil que iniciou o movimento pode ser identificado em real time
- Ofertas e tabloides
Quantas ofertas são anunciadas nas redes sociais e eventualmente não são monitoradas por estarem em formato de tabloides?
A identificação de concorrentes, práticas de comercialização, precificação e posicionamento da marca podem conter grandes insights para eventuais negociações dos times de Trade Marketing e comercial.
- Seu público, sua voz
Interagir com seu público no tom certo, usando memes que viralizam e que tenham relação com a sua marca podem ser um marco importante para aproximar a marca com seus lovers e criar uma brand persona engajada nas redes sociais.
Sua marca além de participar ativamente nas redes sociais ainda pode ser um case de sucesso de interações em redes sociais.
- Reconhecer embaixadores internos
Employer branding nunca esteve tão em alta e o número de colaboradores que compartilham em redes sociais o orgulho em fazer parte da sua marca pode ser também monitorado.
O time de endomarketing e comunicação corporativa pode entender a narrativa de campanhas internas e o impacto dessas publicações nas redes sociais.
Eventualmente pode ajudar a mitigar crises que envolvam denúncias para providências imediatas.
A Inteligência Artificial é o ponto de partida para construir relações mais próximas e humanas, ajudar a construir um discurso de vendas, melhorar a experiência do cliente e interagir de maneira assertiva e adequada na hora certa.
Um novo mundo de possibilidades se abre! Além de ouvir o que o seu público fala, está na hora de enxergar também o que eles publicam.