Um conteúdo atrativo diferencia a sua estratégia de comunicação. Uma criação bem feita consegue levar o consumidor do riso a lágrimas em questão de segundos. Entretanto, prender a atenção dos clientes e fidelizá-los não é uma tarefa fácil nos dias atuais, principalmente pela quantidade de informações recebidas a todo momento.

Ter uma estratégia conectada de marketing de conteúdo é fundamental para o sucesso dos seus clientes. Com vídeos, e-books, artigos, peças criativas, anúncios patrocinados e até mesmo com memes originais é possível nutrir o relacionamento com seu público. 

Uma das práticas possíveis para ouvir e se aproximar do seu cliente é o Social Listening: busque novas ideias, mapeie oportunidades e entenda necessidades para que você possa criar conteúdos assertivos, originais e atrativos para a sua audiência. 

Dicas para gerar conteúdo com Social Listening

  • Redes sociais: melhore as postagens com ideias originais aproximando-se da sua audiência. O monitoramento da sua comunidade nos canais sociais permite entender a demanda de seu público. Com isso, é possível criar conteúdos que ajudem na reputação da marca, gerenciar crises, entreter e informar;
  • SEO: conhecer as narrativas em torno do seu segmento possibilita identificar termos relevantes e incorporá-los na sua estratégia de SEO, o que melhora o rankeamento nos sites de buscas; 
  • Infográficos: com uma variedade de gráficos disponíveis na plataforma, abasteça o seu público com imagens atraentes e informativas. Defina um objetivo claro e priorize dados importantes para que o gráfico além de visualmente bonito, seja relevante;
  • Memes: na internet uma simples brincadeira engraçada pode viralizar e se espalhar na velocidade da luz. Os memes vieram para ficar, e surfar essa onda é essencial para o alcance e engajamento de uma estratégia multiplataforma. 

Identificar o tom da voz da sua marca, entender seu público e o contexto dos memes facilitam o uso destes na criação de conteúdos espontâneos e que impactam o seu público. Não se esqueça que o timing é primordial para essa estratégia, seja ágil e os inclua no momento certo;   

  • Encontre referências: faça uma ampla pesquisa para entender não somente as conversas em torno do seu segmento, mas também o que está em evidência no momento em toda a internet. Isso ajuda a explorar novas possibilidades de abordagem na criação do seu conteúdo;
  • Newsletter: fale com a sua audiência com conteúdos sobre o seu mercado, indique cenários e ofereça uma visão sobre novas tendências; 
  • Artigos: abasteça sua audiência com textos relevantes sobre o seu segmento, una todas as estratégias com informações relevantes. Inclua por exemplo, casos de sucesso, faça estudos sobre a sua área, e os compartilhe em blogs, portais e para a imprensa; 
  • Métricas: veja a evolução das suas publicações nas redes sociais, entenda se um post ajudou a aumentar a sua base de fãs, quais publicações se destacam e até possíveis KPI’s novos. Acompanhe se um post teve likes, se as pessoas estão comentando, ou até mesmo se compartilharam de forma espontânea; 

Pautas Quentes: encontre novas tendências de temas e assuntos do momento. 

STILINGUE Trends permite acompanhar os assuntos e temas que estão em evidência através da coleta de Google Trends e do Twitter Trending Topics. 

Ao usar a inteligência artifical deste módulo, é possível obter o que há de mais relevante nas últimas 24 horas na internet, e assim criar conteúdos que geram buzz para a sua estratégia de marketing. 

Para saber mais, fale com nosso time de especialistas em https://stilingue.com.br/

Guia prático

Para te ajudar, o time de Education da STILINGUE produziu um guia de Geração de Conteúdo com foco em dados oriundos do Social Listening.

Veja dicas de como utilizar os gráficos do War-Room STILINGUE e formas de incrementar suas análises.

Autor

Fernando Louro é formado em Jornalismo com experiência em comunicação e marketing digital. Desde 2010 no mercado, trabalhou em empresas de mídia impressa, portais de notícias e tecnologia. Atuou como Redator, Editor de Conteúdo, CM e Especialista em Mídia programática. Na Stilingue, trabalha com produção de conteúdo, capacitação de clientes, e com criação de estratégias para diversos segmentos.

Escreva um comentário